| |

Economia 5m de leitura

Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira

Calhas estão abertas desde 14 de janeiro. Serão 80 dias de abertura ininterrupta, fato que não ocorria desde maio de 2001

ATUALIZAÇÃO
02 de abril de 2023

Reportagem local
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira

Aberto desde 14 de janeiro, o vertedouro da Itaipu, em Foz do Iguaçu (Oeste), deve fechar na próxima segunda-feira (3). A estimativa é da superintendência de Operação da Itaipu, com base na previsão de afluência, ou seja, a água que chega ao reservatório, e na demanda de produção de energia. Caso confirme o fechamento, o vertedouro terá operado por 80 dias ininterruptos, fato não observado desde maio de 2001.

Durante estes 80 dias, o vertedouro manteve sempre a calha esquerda aberta e, em três ocasiões no mês de fevereiro, abriu também a calha central. O vertimento máximo foi de 12.361 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), observado no dia 19 de fevereiro, quando estavam abertas as duas calhas.

LEIA TAMBÉM:

= Lula nomeia Enio Verri para direção brasileira da Itaipu Binacional

“Tivemos um início de ano com precipitações superiores à média nos grandes reservatórios de cabeceira, por isso, houve vertimento generalizado nas principais bacias do sistema interligado nacional”, explicou o superintendente de Operação de Itaipu, Rodrigo Pimenta.

TÉRMINO DO PERÍODO CHUVOSO

Segundo ele, com o término do período chuvoso, houve uma redução gradativa das afluências, o que permitiu o fechamento do vertedouro da maior parte das usinas situadas a montante (acima) de Itaipu. “Deste modo”, continua Pimenta, “a previsão é que o vertedouro da Itaipu também feche nesta segunda-feira (3).”

Pimenta explica que o vertedouro pode eventualmente ser aberto, de forma intermitente, em horários de baixa produção, dependendo da afluência e da demanda por energia.

O vertimento é necessário para manter a segurança da barragem, quando há aumento da afluência do Rio Paraná a montante do reservatório. Itaipu faz uma contenção de parte da água, controlando o nível do reservatório e do Rio Paraná, mas a partir de determinado nível é preciso escoar essa água para garantir a segurança da barragem.

TURISMO

A abertura do vertedouro da Itaipu impulsionou as visitas turísticas à usina hidrelétrica nos últimos quase três meses. Em fevereiro, por exemplo, a turismo de Itaipu registrou um aumento de 83% nas visitas. Atrativo a mais, a abertura do vertedouro foi um dos motivos. (Com informações da Itaipu)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS