Vendas para o Dia das Crianças crescem 1,8% no País
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Andréa Bertoldi<br>Reportagem Local 
Curitiba - As vendas do comércio para o Dia das Crianças cresceram 1,8%, quando comparadas a 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 2014 o aumento das vendas foi menor do que o observado em 2013, quando os negócios no comércio tinham crescido 3,4%.
Assim, como observado para as demais datas comemorativas, a redução do ritmo do crescimento no Dia das Crianças está em linha com a tendência de desaceleração do movimento do setor em 2014. O mercado de trabalho desaquecido e a maior cautela do consumidor em relação ao crédito influenciam as decisões de compra dos consumidores neste ano.
O economista da Boa Vista, Flávio Calife, disse que este resultado das vendas do Dia das Crianças foi o pior desde o início da pesquisa em 2008. O pior desempenho até agora tinha sido em 2009, quando os negócios no período tiveram elevação de 2%.
Ele lembrou que neste ano, ocorreram queda nas vendas em todas as datas comemorativas e, para o Dia das Crianças, era esperado um crescimento entre 1,5% e 2%. Segundo Calife, desde o início do ano tem diminuído a confiança do consumidor com a inflação alta, o crescimento menor da renda, o crédito mais restrito e a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) menor. Isso tudo deixa o consumidor mais cauteloso, disse.
O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia das Crianças foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 12 de outubro de 2014, comparadas às consultas realizadas no mesmo período de 2013.
Calife destacou ainda que o Dia das Crianças é uma espécie de termômetro de vendas para o Natal que, segundo ele, será uma data com vendas mornas. A estimativa dele para o Natal é de crescimento de apenas 1,5%.
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), ainda não tinha um levantamento dos resultados de vendas do Dia das Crianças. A Associação Comercial do Paraná (ACP) foi procurada pela reportagem, mas não retornou até o fechamento desta edição. A Federação do Comércio do Paraná também ainda não tinha um balanço fechado de vendas no período.


