Assim como aconteceu no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, as vendas de presentes para o Dia dos Pais ficaram abaixo do esperado e retraíram na comparação com a mesma data no ano passado. No Paraná, a queda foi de 3,6%, em média, e em Londrina, de 2,3%. Os dados são da pesquisa de desempenho elaborada pelo Instituto Datacenso a pedido da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), com apoio da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).

A maior queda foi registrada em Curitiba, de 6,9%, seguida de Cascavel (-6,2%), Guarapuava (-5,8%) e Francisco Beltrão (-4,8%). O melhor desempenho foi observado em Ponta Grossa, com recuo de -0,1% ante o mesmo período de 2022. O estudo ouviu 604 comerciantes em todas as regiões do Paraná nos dias 16 e 17 de agosto. A pesquisa apresenta margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%, segundo o Datacenso.

Para a maioria dos comerciantes paranaenses, o menor poder de compra do consumidor foi o principal fator que contribuiu para a queda nas vendas, citado por 55% dos entrevistados. Em seguida, o cenário político-econômico atual (13%). Em Londrina, esses dois fatores foram apontados, mas em ordem inversa. Para 68% dos varejistas da cidade, o cenário político teve a maior influência nos resultados contra 40% daqueles que acreditam que as vendas fracas são consequência da queda do poder de compra da população.

As compras a prazo no cartão de crédito foram o meio de pagamento utilizado por 53% dos compradores no Estado, seguidas pelas compras à vista no cartão. Em Londrina, as compras a prazo no cartão de crédito somaram 68% e, em segundo lugar, vêm os pagamentos à vista, pelo PIX, com 11%.

O levantamento também quis saber se os comerciantes mantêm canais de venda on-line. O resultado indicou que 70% utilizam essa forma de comercialização no Estado e, em Londrina, o índice chega a 88%. WhatsApp e Instagram são os canais mais usados.

EXPECTATIVAS

Quando questionados sobre as suas expectativas em relação à economia do país em 2023, 61% dos varejistas paranaenses afirmam estar preocupados; 27% formam o grupo dos animados e apenas 12% dizem estar desanimados.

Em Londrina, a preocupação atinge uma parcela de 61% dos comerciantes, mas o percentual de animados é maior, chegando a 29%, e 11% estão preocupados com os rumos econômicos.

Sobre as expectativas para o seu negócio nos próximos meses, os índices melhoram. Do total de varejistas ouvidos no Paraná, 60% afirmam estar animados e em Londrina, esse grupo é maior, com 64%. Os que se dizem preocupados somam 38% no Paraná e 35% em Londrina e o índice de desanimados cai para 2%, tanto no Estado quanto no município.

“Apesar de pequena, houve uma queda nas vendas de Londrina em comparação ao ano passado, provavelmente por conta de uma redução no poder aquisitivo da população e das taxas de juros, que continuam altas. Por isso, a maioria dos consumidores da cidade optou por comprar a prazo no cartão de crédito”, destacou o presidente da Acil, Angelo Pamplona.

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, avaliou como “natural e compreensível” a redução nas vendas do Dia dos Pais, mas destacou a confiança dos comerciantes na melhora do cenário varejista para os próximos meses, apontada pela pesquisa. “Está tendo deflação, os juros estão caindo, o que aumenta o poder de compra dos consumidores e é um incentivo para o empresário fazer investimentos que vão fazer a economia girar com mais força.”

As comemorações do Dia das Crianças, em outubro, na sequência, a Black Friday, em novembro, e por último, o Natal, ajudam a alimentar de esperança os lojistas, que anteveem resultados melhores no segundo semestre, destacou Moraes. Tudo isso com o auxílio do 13 salário. Em Londrina, a primeira parcela da bonificação já circula em razão da antecipação do pagamento aos servidores municipais.

NATAL

Faltando mais de quatro meses para o Natal, Acil e Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) já planejam ações para alavancar as vendas do comércio londrinense na melhor data do ano para o varejo. Nesta semana, Pamplona e o presidente da Codel, Alex Canziani, viajaram a Curitiba e a Brasília em busca de parcerias para a realização da campanha natalina do município.

A Acil trabalha para que as ações de Natal promovidas no Centro de Londrina tenham a mesma força que tiveram as ações realizadas no Lago Igapó no Natal de 2022.

O presidente da Faciap frisou a importância de a administração municipal programar ações para as regiões da cidade onde se concentram o comércio, como o Centro e a avenida Saul Elkind (zona norte). “Precisa ter atrações para a população, com barracas de alimentação, para que o consumidor vá, consuma nas barracas e compre os presentes. “A Codel precisa entender que precisa de mais atrações onde estão os centros comerciais.”

Segundo a assessoria de imprensa da Codel, até a próxima sexta-feira (25) o processo licitatórios para a instalação de iluminação especial em rotatórias, Calçadão, órgãos públicos e distritos deverão ser encaminhados. O serviço vai ser executado pela Londrina Iluminação mediante licitação por inexegibilidade.

Também será dado início ao processo licitatório para construção da passarela e árvore de Natal no Lago Igapó, que terão uma estrutura diferente da utilizada no ano passado.

Os valores ainda não estão definidos, mas a Codel adiantou que pode ultrapassar o orçamento do ano passado em razão das parcerias que deverão ser feitas com a iniciativa privada.

A Prefeitura de Londrina também pretende lançar um concurso de decoração natalina para incentivar condomínios, residências, igrejas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais a capricharem nas ornamentações.