O comércio de Londrina registrou um crescimento de 8% - em comparação com 2021 - nas vendas para o Dia dos Pais, segundo pesquisa realizada em parceria entre Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), divulgada nesta sexta-feira (19). A expectativa dos comerciantes da cidade era de um crescimento de 10%. A média de crescimento do comércio paranaense no mesmo período ficou em 6%, enquanto a expectativa estadual era de 8%.

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do Dia dos Pais crescem 8%, mas ficam abaixo da expectativa
| Foto: Gustavo Carneiro

Em Londrina, 42% dos comerciantes entrevistados registraram aumento nas vendas em comparação a 2021. Para 32% dos comerciantes, as vendas foram iguais, enquanto 24% apontaram redução.

“A pesquisa mostra um crescimento nas vendas em Londrina acima da média estadual, um bom resultado que pode ser explicado pelo recuo da inflação, a queda na taxa de desemprego e a melhora do cenário da pandemia. Alcançamos 8%, um aumento próximo à expectativa dos comerciantes, que era de 10%. Isso mostra que o comerciante foi realista em relação à previsão de vendas”, destacou a presidente da Acil, Marcia Manfrin.

Realizada pelo Grupo DataCenso, a pesquisa ouviu 516 comerciantes de Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão para avaliar o desempenho das vendas no comércio paranaense do Dia dos Pais em 2022. O levantamento foi feito nos dias 15, 16 e 17 de agosto e o grau de confiança é de 95%, enquanto a margem de erro fica em 4%.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.