Quase 37% dos varejistas apostam em recuperação apenas em 2021

A pesquisa da Acil levantou outros indicadores relacionados à atividade no comércio. Entre os entrevistados, 89,5% afirmaram que houve uma redução no faturamento no mês de abril deste ano na comparação com os resultados registrados em igual mês de 2019. A queda média foi de 57,3%, reflexo dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do Dia das Mães caem 46%, aponta Acil

Sobre a expectativa de retorno do funcionamento do comércio nos horários habituais, 55,3% dos lojistas acreditam que isso só irá acontecer no segundo semestre deste ano. Quanto ao retorno das receitas a um patamar semelhante ao período anterior à pandemia, os comerciantes estão divididos: 34,2% deles acham que isso irá acontecer no segundo semestre deste ano e 36,8% afirmam que só no primeiro semestre de 2021.

“Para esse ano a gente não fala em crescimento nenhum. Mesmo que a poeira venha a baixar no Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, não vai suprir a defasagem dos últimos 50, 60 dias”, disse o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava. “E não sei se no ano que vem a gente consegue retomar. Os noticiários já falam em uma segunda onda da Covid-19 e, se isso se concretizar, podemos trabalhar com números negativos mais uma vez. Tememos pelo pior.”