Mesmo com o aumento de até 18% nos preços dos ovos de chocolate, os varejistas esperam um aumento de 15% no volume de vendas na Páscoa de 2023 em relação à mesma data do ano anterior. A maior parte dos itens comercializados deve ser distribuída entre produtos com preços mais em conta, como barras e bombons, e os ovos menores, com até 521 gramas, segundo estimativa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), que nesta quinta-feira (23), durante coletiva mensal à imprensa sobre Consumo nos Lares Brasileiros, trouxe a expectativa dos supermercadistas para a data, neste ano, celebrada em 9 de abril.

Embora as grandes redes varejistas tenham iniciado as vendas dos produtos de Páscoa ainda em janeiro, o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, acredita que 50% das compras serão concentradas na primeira semana de abril, que antecede a Páscoa, sendo 20% delas, registradas na véspera, entre a Sexta-Feira Santa e o sábado.

Os ovos de chocolate registram, neste ano, uma alta de preços que vai de 13% a 18% sobre a Páscoa de 2022, de acordo com o tamanho e a marca do produto. Segundo a Abras, o reajuste se deu devido ao repasse dos custos de produção e ao aumento dos insumos. Milan aconselha os consumidores a tirarem proveito da competitividade que se instala entre os fabricantes. A dica é válida tanto para os chocolates como para os outros itens bastante procurados nesta época, como peixes, bacalhau e azeite. “Ressaltamos a importância da pesquisa de preços. Por ser um produto sazonal, é importante o consumidor ficar atento às ofertas e promoções, que aumentam bastante neste período.”

ENCOMENDAS

Do total de encomendas feitas pelos varejistas aos fabricantes, levantamento da Abras apontou que 26,7% foram distribuídas para mini ovos e barras de chocolate, 25,1% para chocolates em geral, entre 77 gramas e 250 gramas, categoria que inclui os bombons, e 20% foram para ovos de chocolate com peso entre 100 gramas e 521 gramas, além de ovos com brinquedos e brindes. Ou seja, a maior parte dos produtos disponibilizados aos consumidores deve ser de itens com preços mais em conta.

O vice-presidente da Abras observou que neste ano há uma ativação maior por parte dos fabricantes de ovos de Páscoa, que é a intensificação das ações nos pontos de venda, e aponta ainda um crescimento das compras por aplicativos, sites e outros meios eletrônicos. Durante a pandemia de Covid-19, muitos consumidores encontraram no e-commerce uma forma de comprar em segurança e mesmo passado o período mais crítico da crise sanitária, mantiveram esse comportamento, revelando uma mudança no perfil de consumo. “Os supermercados estão bem preparados para atender o consumidor na loja física e no e-commerce”, disse Milan.

TRADIÇÃO

Aqueles que seguem a tradição da quaresma e substituem a carne pelos peixes também devem preparar o bolso. De acordo com a pesquisa da Abras, os peixes em geral tiveram aumento de 19,6% neste ano na comparação com 2022, o bacalhau subiu 18,9% no período e até os ovos de galinha, que costumam ser uma alternativa mais em conta à carne, estão 17,3% mais caros.

Outros ingredientes bastante utilizados no preparo dos peixes acompanharam a tendência de alta. A batata aumentou 15,4%, a azeitona, 14,4%, e o azeite, 14,3%. A cesta de bebidas também não escapou dos reajustes. A cerveja subiu 23,7% e o vinho importado, 20,6%.

Economia Solidária inicia venda de itens de Páscoa

Quem mora em Londrina e região e quer apoiar o pequeno produtor, tem a opção de adquirir itens de Páscoa nas lojas do Programa Municipal de Economia Solidária, que nesta quinta-feira lançou os produtos temáticos para a data comemorativa.

Além dos alimentos produzidos artesanalmente, como ovos de chocolate, ovos de colher, brigadeiros e outros doces, também estão disponíveis artigos de moda e para a casa, como cestos de crochê para ovos de Páscoa, coelhos de pelúcia e coelhos amigurumi, técnica de crochê.

A venda dos produtos é realizada em dois locais, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. No Centro Público, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1278, e na Casa de Economia Solidária - Café e Arte, que fica na Praça 7 de Setembro, na rua Professor João Cândido, esquina com a rua Piauí.(S.S.)

Fabricantes de chocolate contratam 7,9 mil temporários

Não é só o varejo que guarda boas expectativas em relação à Páscoa. A data comemorativa também beneficia quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Neste ano, 7,9 mil vagas de trabalho temporário diretas e indiretas foram geradas no setor de produção de chocolates, segundo mapeamento realizado pela consultoria KPMG, encomendado pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Os profissionais foram contratados para atuar nas fábricas e pontos de venda de todo o país.

"Além de contribuir com a economia de forma geral, ao abrir vagas temporárias, o segmento dá a chance para muitos terem sua primeira experiência profissional e oportunidade de efetivação, abrindo a porta para o mercado de trabalho", destacou o presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, em material divulgado pela assessoria de imprensa da entidade.(S.S.)