Cada consumidor gastou em média R$ 205,67, valor superior ao triênio 2015/16/17
Cada consumidor gastou em média R$ 205,67, valor superior ao triênio 2015/16/17 | Foto: Ricardo Chicarelli/ 23-12-2018



Pesquisa encomendada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) revela que 60,3% dos comerciantes consideraram o resultado ótimo ou bom. Para 93,4% dos lojistas, vendas serão melhores em 2019 em comparação com o ano passado.

De acordo com a Litz Consultoria, contratada pela Acil para ouvir lojistas de todos os portes, segmentos e regiões do município de Londrina, as previsões otimistas se confirmaram: 63,7% dos entrevistados afirmaram que o faturamento foi superior ao Natal de 2017. As melhores avaliações por segmento foram o de ótica/joalheria e móveis/eletrodomésticos.

O tíquete médio também foi consideravelmente melhor no último Natal em comparação com o triênio 2015/16/17. Em 2018, cada consumidor gastou em média R$ 205,67, contra 177,78 do ano passado (em 2016, a média ficou em R$ 183,83 e no anterior em 189,69).

Para os varejistas ouvidos, 73,5% avaliaram que as vendas entre janeiro e dezembro foram maiores ou iguais a 2017. Os números positivos alimentam uma onda de otimismo no varejo. A pesquisa mostra que 93,4% dos entrevistados acreditam em vendas melhores este ano em comparação com 2018. O mercado aponta um patamar de crescimento de 5,3% para os 12 meses.

"A confiança dos consumidores tem melhorado gradualmente", avaliou Fernando Moraes, presidente interino da Acil. "Já é visível que a recessão ficou para trás e que temos uma excelente margem para o crescimento nos próximos anos".

O levantamento aponta, ainda, que quase dois terços dos lojistas (64,5%) pretendem atrair os consumidores com promoções e liquidações. O segmento mais propenso à redução de preços é o de calçados (90,9% dos lojistas planejam adotar a estratégia), seguido de móveis/eletrodomésticos (71,4%).