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Economia 5m de leitura

Vendas de Natal crescem 18% em Londrina, aponta pesquisa

Segundo levantamento da Acil e Faciap, cidade teve o maior crescimento do Paraná em vendas em relação ao mesmo período do ano passado

ATUALIZAÇÃO
30 de dezembro de 2021

Reportagem local
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As vendas de Natal em Londrina apresentaram crescimento de 18% neste ano em relação ao mesmo período de 2020. A cidade teve um aumento no volume de vendas acima da média do Estado, que apresentou percentual de 11%. É o que aponta a pesquisa realizada em parceria entre a FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), que analisou o desempenho das vendas do comércio paranaense no Natal em 2021. 

A pesquisa entrevistou 500 comerciantes das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina nos dias 27 e 28 de dezembro de 2021. Os questionários foram aplicados via telefone.

O levantamento aponta ainda um pequeno aumento nas vendas (1%) em relação à expectativa que os empresários mantinham em Londrina, conforme pesquisa realizada no início de dezembro. Para os comerciantes do Estado, o aumento nas vendas é resultado da melhora nos números da pandemia e o avanço da vacinação.

“As vendas de Natal em Londrina superaram as expectativas e nós acreditamos que isso se deve ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus, mas também à campanha LondriNatal e o esforço da ACIL em fortalecer o comércio criando um ambiente propício para atrair os consumidores, inclusive de outras cidades, investindo, junto com os parceiros e patrocinadores, em decoração, elementos alegóricos, divulgação, apresentações culturais e segurança para que o clima natalino se espalhasse pelas ruas da cidade”, comenta Angelo Pamplona, diretor Comercial da ACIL.  

Expectativa para 2022 

Sobre a expectativa com o rumo dos negócios em 2022, Londrina novamente lidera o ranking das cidades paranaenses, com 86% dos comerciantes animados com as vendas no próximo ano. O índice geral é de 81%.  

A pesquisa foi realizada pelo Grupo Datacenso – Pesquisa e Inteligência de Mercado. A margem de erro no geral é de 4%, considerando grau de confiança de 95%.

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