São Paulo O setor eletroeletrônico de bens de consumo está mergulhado numa queda de vendas de 14,27%, em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Segundo dados divulgados ontem pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a queda nas vendas de aparelhos de imagem e som bateu em 20,79%. A retração na venda de aparelhos portáteis foi menor, 7,1%, e a de aparelhos da linha branca, 15,71%.
Para Paulo Saab, presidente da Eletros, ''o setor passa pelo período mais recessivo desde o racionamento de energia e o tombo está sendo maior do que havia sido estimado''. Essa queda acumulada no trimestre, entretanto, pode estar sendo revertida pela melhora das vendas em março, relativamente a fevereiro.
Os aparelhos de imagem e som, por exemplo, tiveram vendas 14,22% superiores a fevereiro, mas continuam muito abaixo (24,56%) das registradas em março de 2002. O pessimismo do presidente da Eletros pode estar justificado em números mencionados por outras fontes do mercado, que são de uma projeção de venda de 4,85 milhões de aparelhos de televisão em 2003, número pouco acima das vendas de 2002 (4,8 milhões) e equilibrado ao de 2001 (4,7 milhões).
As vendas de televisores estão 20% abaixo das do ano passado. Os aparelhos de DVD continuam sendo os preferidos dos consumidores e têm boas vendas, mas num ritmo muito mais lento do que vinha ocorrendo até o fim do ano.
Os aparelhos portáteis, de menor valor unitário, tiveram um desempenho melhor em março, em relação a fevereiro, que os de imagem e som, com um salto forte de 55,78%. Ainda assim, na comparação com março do ano passado, ainda registra queda de 4,65%. Um dos piores desempenhos do setor foi o de linha branca, que continua negativo em 1,03% em relação a fevereiro e em 15,65% na comparação com março de 2002.
''As vendas de eletroeletrônicos demonstram que estamos passando por um período de forte recessão, resultado da alta das taxas de juros, do aumento da carga tributária e da inflação, que persiste'', afirma Saab.

mockup