São Paulo - As vendas do comércio aumentaram em todo o país com a proximidade do Dia das Crianças. Segundo apurou o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, no fim de semana de 05 a 07 de outubro deste ano houve um crescimento de 5,2% na atividade econômica do comércio, quando comparada ao período de 06 a 08 de outubro do ano passado. A cidade de São Paulo também registrou alta nas vendas do comércio no fim de semana. O crescimento foi de 4,3% no período.
Considerando as vendas da semana anterior a do Dia das Crianças, de 01 a 07 de outubro deste ano, foi verificado um aumento de 4,2% nas vendas do comércio no país, em comparação com o período de 02 a 08 de outubro de 2006. Na cidade de São Paulo, o indicador também registrou crescimento nas vendas, de 3%, no mesmo período.
No fim de semana, as vendas para o Dia das Crianças 2007, em todo o país, registraram o segundo maior crescimento para uma data comemorativa, só perdendo para a Páscoa. Em São Paulo, o aumento foi o maior entre as datas.
Segundo a Serasa, o indicador está coerente com a pesquisa com empresários divulgada na semana passada, em que 49% dos empresários entrevistados, em todo o Brasil, esperam uma alta do faturamento para o Dia das Crianças 2007, em relação à mesma data de 2006, e 52% acreditam na evolução das vendas físicas.
Para os técnicos da Serasa, o aumento da massa salarial e do emprego formal (com carteira assinada) estão sinalizando um Dia das Crianças melhor que o de 2006, em termos de vendas e faturamento.
As vendas também estão sendo alavancadas por facilidades de crédito e promoções do varejo. Os lojistas vêm realizando promoções a fim de permitir que as entradas dos financiamentos coincidam com as próximas parcelas do 13º salário. O Dia das Crianças é o grande termômetro do varejo para o Natal.
SCPC
De acordo com a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), na semana que antecede o Dia das Crianças deste ano, as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) registraram alta de 6,9% sobre o mesmo período de 2006. As consultas ao UseCheque cresceram 6,1%. O período medido vai de 1º a 7 de outubro de cada ano, o que resulta no movimento do comércio durante seis dias úteis.
Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, o crescimento nos pagamentos à vista está dentro das estimativas para o varejo. ''Estimamos que haveria um bom crescimento com os pagamentos em cheques, principalmente os de menor valor. Já o crescimento do crediário ocorre por causa das campanhas de várias redes de lojas, que ao promoverem o Dia das Crianças oferecem bons preços para que os pais também comprem produtos para a casa, especialmente os eletrodomésticos. Os preços estão bons e os financiamentos mais longos'', afirmou.

mockup