O ano começou bem para os revendedores de veículos seminovos e usados do Paraná. De acordo com dados da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o setor apresentou um crescimento de 11,2% na comparação entre unidades vendidas em dezembro de 2012 (92.812) e janeiro de 2013 (103.173).
Somente de automóveis, que representam o maior volume de vendas do setor, foram 68.156 unidades comercializadas, 7.304 a mais do que o total de carros vendidos no mês anterior. Já de motocicletas foram vendidas 18% a mais de um mês para o outro. "A expectativa é de um ano positivo, até porque 2012 foi um pouco difícil. O consumidor de usados e seminovos está mais confiante para comprar, o mercado está aquecido e o poder aquisitivo estável", avalia César Lançone Santos, vice-presidente da Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar).
Se a média de crescimento no Estado foi boa, em Londrina foi ainda melhor. No caso dos automóveis, por exemplo, foram 4.273 unidades vendidas em janeiro contra 3.496 em dezembro. Um crescimento de 22,2%, conforme apontam os dados da Fenauto.
O gerente de seminovos da Norpave, Guilherme Aranha, estima que em uma das lojas o aumento de vendas seguiu um índice de crescimento ainda maior do que a média do município. "Bateu os 30% e vendemos muito bem, principalmente nos últimos 15 dias de janeiro. Está bem melhor que o ano passado e acredito que a média de vendas se manterá para os próximos meses."
Já o gerente de seminovos da Ford Tropical, Wesley Roberto Inoue, afirma que o crescimento nas vendas na concessionária ficou bem próximo ao da média de Londrina, mas que a tendência é de aumentar ainda mais o volume nos próximos meses. "Agora o mercado está se recuperando bem e as vendas ainda devem aumentar uns 25%", aponta Inoue.
Embora menor do que o avanço londrinense nas vendas de automóveis, o crescimento no comércio de motocicletas na cidade também foi significativo: 14,1% de dezembro de 2012 (896 unidades) para janeiro de 2013 (1.022 unidades).
Responsável pela venda de motos usadas e seminovas na Honda Blokton, em Londrina, Willian Queiroz Rodrigues destaca que muitos clientes estão preferindo investir em um modelo já rodado do que em um novo, devido ao aumento gradativo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as facilidades para financiamento. "As taxas de tabela, agora, são as mesmas das motos ano 2009 até 2013. No ano passado, havia diferenças. E com o aumento do IPI, tem moto nova que já subiu até R$ 400, por exemplo. E na seminova a pessoa acaba economizando com emplacamento e documentação", reforça Rodrigues.

mockup