Venda de veículos sobe 13,82% na 1 quinzena de julho
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Agência Estado 
São Paulo - As vendas de veículos na primeira quinzena de julho cresceram 1,62% na comparação com a primeira quinzena de junho e 13,82% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que reúne as concessionárias. Os dados são referentes aos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Na primeira quinzena deste mês foram licenciadas 153.550 unidades, ante 151.104 veículos no mesmo período de junho. Na primeira quinzena de julho de 2010 haviam sido licenciados 134.911 unidades.
Considerando também os emplacamentos de motos, implementos rodoviários e outros itens do setor, cujas vendas também são contabilizadas pela Fenabrave, houve alta na primeira quinzena de julho em comparação ao mesmo período do mês passado de 1,80% - foram comercializados 247.887 unidades ante 243.500 nos 15 primeiros dias de junho. Com relação à primeira quinzena de julho de 2010, quando foram emplacadas 215.929 unidades, houve crescimento de 14,80% nas vendas.
Consórcio
A venda de novas cotas de consórcios de veículos automotores em geral registrou alta de 32,6% entre janeiro e maio de 2011 na comparação com igual período do ano anterior e o número de novos consorciados chegou a 929,5 mil, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Com isso, o número total de participantes em consórcios de veículos chegou a 3,63 milhões até maio, ante 3,22 milhões informado em maio de 2010, o que equivale a uma alta de 12,7%. O número de contemplações totalizaram 393 mil de janeiro a maio, ante 354,5 mil ao longo do mesmo período do ano passado. No segmento de veículos leves foi apurada expansão de 57% no número de novas adesões nos cinco primeiros meses do ano em relação com o mesmo período do ano anterior. Foram 339,1 mil novas cotas, ante 216 mil de 2010.


