Venda de veículos já caiu 43% no mês
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Agência Estado São Paulo 
Arquivo FolhaEncalheCarros parados no pátio da Fiat: queda brusca nas vendas foi provocada pela alta nas taxas de juros mas, com o aumento nos impostos, setor espera estrago ainda maiorA venda de veículos caiu 43,45% nos 10 primeiros dias do mês na comparação com o mesmo período de outubro. Munidos desses números, o presidente e o primeiro vice da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Silvano Valentino e José Carlos Pinheiro Neto, estiveram em Brasília ontem à tarde para pedir ao governo a suspensão do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados nos carros.
As montadoras distribuíram aos concessionários nos primeiros 10 dias de novembro 24.200 veículos. No mesmo período de outubro a venda somou 42.800. Os representantes da associação das montadoras foram convocados pelo ministro da Indústria, do Comércio e Turismo, Francisco Dornelles. Depois do encontro com Dornelles os dois executivos também estiveram com o ministro do Planejamento, Antonio Kandir.
Os executivos caracterizaram a elevação do imposto para o setor como discriminatório. Os dirigentes da Anfavea lembraram aos dois ministros que a queda nas vendas nos primeiros 10 dias do mês é resultado exclusivo da alta das taxas de juros. Não inclui, portanto, os efeitos do aumento do IPI. Como o consumidor já havia se retraído por conta da alta dos juros, os executivos do setor supõem que o estrago será ainda maior depois que os preços dos carros subirem por conta do aumento do tributo.
Como resultado do ajuste fiscal, as montadoras calculam uma queda de vendas de 47% neste mês, 37% em dezembro e 25% ao mês entre janeiro e abril, segundo o vice-presidente Anfavea, José Favaretto. Ele destaca ainda que como o aumento do IPI no carro popular será proporcionalmente maior no que nos demais, a queda de vendas dos automóveis mais simples será superior, atingindo 55% já neste mês.
Segundo Favaretto, a redução nas vendas do primeiro semestre do próximo ano vai somar 15% na comparação com os primeiros seis meses de 1997. Até o anúncio do ajuste fiscal eram vendidos no Brasil 143 mil veículos por mês. Segundo seus cálculos, o preço do carro popular vai aumentar em mais de 5% com a elevação da alíquota do IPI de 8% para 13%. Os veículos com motor até 100 HP devem ter aumento de preços de 4% a 4,5%. Nos carros com motor acima de 100 HP, o impacto da elevação será de 4%.


