Venda de veículos deve crescer 1% em 2013 no Paraná
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de dezembro de 2013
Andréa Bertoldi<br>Reportagem Local 
Curitiba - O setor de concessionárias de veículos automotores tem a expectativa de fechar este ano com um aumento de 1% nas vendas em relação a 2012 no Paraná. Os empresários deste segmento acreditam que o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) prevista para final de dezembro deve estimular as vendas, aliado à entrada do 13º salário. As opiniões são do gestor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) do Paraná e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Paraná (Sincodiv-PR), Luís Antônio Sebben.
Para 2014, as previsões são de crescimento entre 1% e 2% em função de uma queda gradual da inadimplência, o que pode levar o setor a aumentar a concessão de crédito. Consequentemente, isso traria um aquecimento do mercado de veículos. No entanto, as previsões da Fenabrave para os dois primeiros meses de 2014 são de queda nas vendas em função do fim do IPI reduzido e por serem meses fracos de vendas devido ao período de férias.
O crescimento de apenas 1% previsto para este ano está associado ao baixo desempenho da economia brasileira. Ontem, ainda o Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou recuo de 0,5% no terceiro trimestre do ano.
De janeiro a novembro, as vendas totais de veículos no Paraná, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários tiveram queda de 0,80% de 324.586 unidades em 2012 para 321.993 em 2013. Considerando apenas as vendas de automóveis de passeio, houve queda de 0,30% de janeiro a novembro, o que representou a comercialização de 192.190 unidades em 2013 contra 192.774 em 2012. Os principais destaques positivos no acumulado do ano foram o aumento de 23,73% nas vendas de caminhões e de 15,95% de ônibus. Sebben acredita que o aumento da comercialização de ônibus está possivelmente associado à renovação de frota.
Já as motocicletas continuam em queda de 2012 para 2013, com redução de vendas de 19,06%. Segundo a Fenabrave, o setor de duas rodas sofre ainda com a baixa concessão de crédito.
Em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas totais de veículos tiveram queda de -4,93% no Paraná e as de automóveis de passeio de -5,84%. A previsão é que, até o final do ano, as promoções sejam intensificadas para atrair o consumidor, já que o IPI reduzido encerra no fim do mês. Segundo informações da Fenabrave, até o momento, não há a intenção do governo federal em renovar a redução do IPI.
Congresso
A cidade de Curitiba foi escolhida para sediar o 24º Congresso & ExpoFenabrave, que está marcado para acontecer nos dias 13 e 14 de agosto de 2014, no Expo Unimed.
Este evento já tinha acontecido na capital paranaense em 2007 e 2008 e agora voltará à cidade com a expectativa de receber mais de 3,5 mil pessoas, entre concessionários de veículos, executivos de associações de marca, entidades internacionais e montadoras instaladas no País. Contará com palestras voltadas à economia mundial e nacional. Paralelamente, acontece a ExpoFenabrave, feira de negócios voltada ao setor da distribuição de veículos automotores.


