Venda de carros novos cresceu 17% no primeiro semestre
Curitiba - O diretor geral da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e presidente do Sindicato dos Concessionários de Veículos do Paraná, Luís Antônio Sebben, disse que o aumento dos salários influenciou na venda de veículos. No primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 17% na venda de carros novos em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, foram comercializados 180 mil veículos. A venda de seminovos cresceu 5%. ''A prestação do carro está cabendo no bolso da população'', justificou.
Ele acredita que a queda das taxas de juros aliada a expansão dos financiamentos oferecidos pelos bancos, influenciaram muito as vendas. Sebben disse que hoje 70% a 80% dos veículos são vendidos a prazo. ''No Norte do Estado, a evolução da economia em função do agronegócio teve um peso bastante grande no comércio de veículos'', destacou.
O setor de alimentação também foi beneficiado com o aumento da renda. Uma pesquisa recente da indústria apontou que nas classes C e D o aumento do salário mínimo refletirá diretamente no setor. ''Os supermercados estão sempre com o crescimento atrelado com o poder de compra da população'', afirma o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Everton Muffato. No primeiro semestre deste ano, o setor teve um crescimento real de 7%. (A.B.)





