São Paulo - As vendas de veículos novos em outubro caíram 37,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, e quase 4% na comparação com setembro. Foram licenciados 192,1 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o menor desempenho para o mês desde 2006. No ano, o setor acumula queda de 24,2%, para 2,146 milhões de unidades. O setor caminha para fechar 2015 com as vendas mais baixas em oito anos, com no máximo 2,5 milhões de veículos, segundo projetam as fabricantes.
"Os fatores que causaram impacto negativo no setor permanecem inalterados, como a alta da inflação e dos juros, o alto índice de endividamento das famílias, o aumento do desemprego e, ainda mais acentuadamente, a falta de confiança dos consumidores e investidores", diz o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Júnior.
Só o segmento de automóveis e comerciais leves vendeu 185,3 mil unidades no mês passado, 3,8% menos que em setembro e 36,4% abaixo do resultado de um ano atrás. A queda continua mais acentuada para caminhões, com recuo de 54,5% em relação a outubro de 2014, para 5,8 mil unidades. No ano, a redução é de 44,7%, para 61,3 mil.
Diante do quadro recessivo, as montadoras seguem adotando medidas de corte de produção para ajustar estoques, que continuam elevados. A Fiat não teve produção ontem em Betim (MG) e hoje, a linha de montagem continua parada, em continuidade ao feriado de Finados.
A Volkswagen dará férias coletivas em São José dos Pinhais (PR) a partir de segunda-feira. Os 2 mil trabalhadores do turno da manhã ficarão 10 dias em casa e os 800 do turno da tarde, 20 dias, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos local. Na fábrica de Taubaté (SP), entra em vigor esta semana a jornada reduzida de trabalho, após adesão da empresa ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Os funcionários não vão trabalhar às sextas-feiras, a exemplo do que já ocorre em São Bernardo do Campo (SP).

Ranking

A lista das marcas que mais venderam carros e comerciais leves em outubro teve a General Motors no topo, com 30,3 mil unidades. A Fiat, tradicional líder, ficou na segunda posição, com 29,4 mil. Outra mudança foi na quarta posição, ocupada pela Hyundai (16,9 mil), levando a Ford para o quinto lugar (16,2 mil). A Volkswagen manteve-se em terceiro lugar (25,6 mil).
O Chevrolet Onix liderou a lista de modelos mais vendidos (11,1 mil), seguido por Hyundai HB20 (9,7 mil), Fiat Palio (8,1 mil), Volkswagen Gol (6,5 mil) e Chevrolet Prisma (6,2 mil).

Usados

O segmento de carros usados teve retração de 9,3% em relação a setembro e de 13% ante outubro do ano passado, com 1,061 milhão de unidades. No ano, o resultado é positivo em 1%, com 11 milhões de unidades, segundo a Fenauto, entidade que representa o setor.

mockup