Ao comprar 90% de um resort ainda em obras para instalar um empreendimento da desejada marca Hard Rock Hotel na Ilha do Sol, no Norte do Paraná, a VCI/SA foi motivada pelo enorme potencial turístico da região. Naquele momento, as obras do resort Maluí estavam paradas, os antigos proprietários acumulavam mais de R$ 50 milhões em dívidas e o empreendimento era motivo de preocupação para as pessoas que tinham investido no negócio.

Imagem ilustrativa da imagem VCI transforma problema de resort regional em solução turística internacional

Com a visão estratégica derivada do mercado de venture capital, a VCI mudou esse cenário. Assumiu as dívidas do antigo proprietário, investiu mais no empreendimento, e hoje comemora o sucesso de vendas do Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol, um complexo turístico no sistema de multipropriedade que já está transformando a região da Ilha localizada no encontro dos rios Tibagi e Paranapanema, entre os municípios de Primeio de Maio e Sertaneja.

A decisão mostrou-se acertada. Hoje, o empreendimento tem mais de R$ 200 milhões comercializados e VGV (Valor Geral de Vendas) projetado de R$ 550 milhões. “Assumir ativos com problemas e transformar em negócios bem sucedidos está no nosso DNA. A VCI é uma empresa que tem foco na inovação e na inteligência financeira. Transformamos crise em oportunidades”, analisa Samuel Sicchierolli, presidente da VCI S/A.

A companhia é a incorporadora líder nacional no desenvolvimento de multipropriedade com marcas premium globais da hotelaria. Atua na estruturação de projetos, funding, desenvolvimento, comercialização e gestão patrimonial e condominial. Com a Hard Rock Hotel, desenvolve atualmente seis projetos: Fortaleza (CE) e Ilha do Sol (PR), já em obras avançadas, São Paulo, Natal, Recife e Foz do Iguaçu, em desenvolvimento.

A operação da VCI S/A na Ilha do Sol transformou radicalmente a parte física e financeira do antigo empreendimento - cujas frações eram vendidas por R$ 25 mil e agora em um empreendimento turístico exclusivo, com a chancela da desejada marca Hard Rock Hotel, estão comercializados na média por R$ 72 mil reais. A aquisição dá ao proprietário a escritura e registro do imóvel por duas semanas anuais pelo resto da vida. “Para o público da região, será uma oportunidade de aproveitar um destino turístico internacional, de padrão cinco estrelas, sem a necessidade de fazer longas viagens”, analisa.

O proprietário de uma fração pode ainda alugar suas duas semanas, vender o imóvel sendo que a VCI dá garantia de recompra, ou como grande vantagem diferencial ele tem a possibilidade de trocar a cada ano a sua hospedagem na Ilha do Sol por hospedagem em mais de 4.300 hotéis no mundo, sendo da mesma bandeira ou não, através do sistema de intercâmbio global da RCI.

Oportunidades

A VCI S/A assinou seu primeiro contrato com a Hard Rock Hotel em 2014, para desenvolvimento de seus projetos no Brasil, em uma sólida e complexa negociação com alto grau de exigências do grupo americano. Ao olhar para o Brasil e observar a falta de bandeiras internacionais na hotelaria (87% do mercado não possui marcas de rede), a VCI apostou na oportunidade de trazer marcas globais com propostas diferentes do convencionalismo do setor e ampliar a oferta de alto padrão de qualidade para o turismo.

Todos esses atributos passaram a pertencer também aos antigos proprietários de frações do empreendimento anterior que decidiram permanecer no negócio. Samuel detalha que 93% dos antigos clientes quiseram manter os contratos. Ao restante, foi oferecida a possibilidade de receber de volta os recursos investidos. A migração de um negócio problemático para um empreendimento turístico exclusivo da marca Hard Rock Hotel reverteu uma valorização automática das frações em pelo menos 40%. Dependendo do tipo de contrato, o índice chega a quase 100% de valorização.

Imagem ilustrativa da imagem VCI transforma problema de resort regional em solução turística internacional

Hard Rock Hotel Ilha do Sol

O Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol é o único da rede, em todo o mundo, localizado em uma ilha de água doce com acesso por barcos. É o único, também, com águas termais. Samuel destaca que a escolha da região, baseada em pesquisas, considerou os atributos locais, como o fato da Ilha ser cercada de marinas e condomínios de luxo, possuir pista de pouso ao lado, receber sol o ano inteiro e, apesar da localização exclusiva, estar a apenas 40 minutos do aeroporto de Londrina, onde há voos de linha com conexão para as principais capitais do país. “A VCI busca apenas locais exclusivos para empreender, pois a experiência do proprietário precisa ser icônica”, destaca.

Outro fator que motivou o investimento foi o fato de já haver um resort em obras, o que tornou o processo muito mais rápido. A construção passou por um processo de total retrofit com reconstrução das piscinas e substituição de pisos, portas e esquadrias por produtos em conformidade com os padrões de segurança e qualidade exigidos pela Hard Rock Hotel.

São 311 unidades disponíveis, entre apartamentos e bangalôs village, projetados e decorados de acordo com o conceito da marca Hard Rock Hotel. Os proprietários poderão desfrutar de cinco restaurantes, bares e áreas de eventos. Outras atrações são o spa com águas termais e o Roxity Kids Club, onde os pequenos são monitorados e desfrutam de atividades de entretenimento didático, como por exemplo aprender a tocar instrumentos musicais.

Após a entrega da obra e implantação completa, a marca Hard Rock Hotel responsabiliza-se pela operação dos hotéis para garantir a qualidade internacional e a exclusividade dos serviços prestados. Outro cuidado é a adequação a severas exigências de compliance. Ao adquirir uma fração, o proprietário está protegido pela segurança do Selo de Negócio Juridicamente Perfeito atribuído às transações, que reconhece a adequação da venda às regras legais. Todos os contratos são assinados de acordo com o que está disposto na lei de multipropriedades, publicada em 2018, que impõe a exigência de que os registros das frações sejam feitos individualmente, permitindo maior segurança aos proprietários.

Desenvolvimento local

Outra inovação das operações da VCI S/A é o compromisso com o desenvolvimento social e econômico das localidades onde atua. Por isso, em parceria com o Sebrae, com as prefeituras da região e com a Codel e com o Hub de Inovação e Turismo de Londrina, articula o mapeamento do potencial turístico da região e a mobilização por melhorias na infraestrutura. A empresa mobilizou os atores do Turismo da região para obtenção - junto ao governo do Estado - de uma marca turística própria, o Polo Turístico de Ilha do Sol. O projeto inclui também toda a sinalização turística da região.

A estratégia busca a construção de uma potente região turística baseada em um modelo de negócio que investe em ações de sustentabilidade social e ambiental no entorno do empreendimento como forma de garantir a solidez e o sucesso do negócio a longo prazo. Além dos investimentos na própria Ilha, a empresa investiu em equipamentos que vão beneficiar a população local, como a estação de tratamento de esgoto, a captação de energia solar e o treinamento e capacitação de mão de obra e de fornecedores nos municípios do entorno.

Desde que chegou ao Norte do Paraná, a VCI/SA prioriza ainda o treinamento e o uso de mão de obra local e a qualificação da cadeia produtiva regional com apoio às associações de produtores, que estão sendo preparados para atender uma marca internacional com rígidos padrões de controle de qualidade. Quando entrar em funcionamento, o Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai gerar cerca de 400 empregos diretos em todas as áreas convencionais da hotelaria e mais as áreas de entretenimento, eventos e shows, receptivo de lazer e passeios, sustentabilidade e energia. Outros 1000 empregos indiretos devem ser gerados em áreas relacionadas ao fornecimento de produtos e ao receptivo turístico da região, como agências, eventos, passeios e restaurantes. A aposta da VCI/SA com olhar internacional para a região já valorizou os imóveis próximos ao empreendimento e traz à tona o grande potencial turístico da região norte do Paraná.