Quando a pandemia começou e as pessoas tiveram de deixar de sair às ruas por segurança, a Vale Verde, de Londrina, pensou em levar a farmácia até elas. "Nossa equipe se reuniu, fez um brainstorm e surgiu a ideia: se as pessoas não podem vir até a farmácia, por que a farmácia não pode ir até as pessoas?", conta Ana Carolina Augusto Correa, presidente executiva da rede de farmácias Vale Verde.

Foi assim que nasceu o Farma Móvel, veículo que leva os produtos e serviços da Vale Verde até os bairros da cidade. A iniciativa foi vencedora do Top de Marketing ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), que premia empresas que fizeram a diferença por meio de ações inovadoras de marketing e vendas, este ano na categoria Varejo.

Farma Móvel leva produtos e serviços da rede de farmácias Vale Verde a bairros de Londrina e cidades vizinhas
Farma Móvel leva produtos e serviços da rede de farmácias Vale Verde a bairros de Londrina e cidades vizinhas | Foto: Divulgação

Com um farmacêutico e técnicos laboratoriais remotos a bordo, além de produtos de saúde, higiene e beleza, o Farma Móvel leva até a população de Londrina e cidades vizinhas serviços como aferição de pressão, glicemia e testes laboratoriais, como para dengue, influenza e Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Vale Verde é premiada por iniciativa de farmácia móvel
| Foto: Gustavo Carneiro

No início da pandemia, a farmácia manteve três carros em circulação, que passaram por mais de 15 bairros da cidade. Em três meses de atividade, o Farma Móvel faturou o mesmo que uma loja pequena da rede, afirma a presidente executiva. O retorno do investimento, que era esperado para três meses, veio em apenas um. "A demanda foi surpreendente, e agora pretendemos continuar com o Farma Móvel."

SERVIÇOS

O Sicredi União foi finalista na categoria Serviços do Top de Marketing ADVB/PR com o Espaço Coopconecta, criado para conectar pessoas e proporcionar uma nova experiência ao associado e não-associado. O local oferece os serviços financeiros digitais da agência, uma loja do Carrinho Cheio, onde pode adquirir produtos de conveniência e fazer o pagamento por aplicativo, cafeteria, ambiente para reuniões, co-working, jogos eletrônicos e exposições. "Conseguimos, por meio de um projeto arquitetônico bem elaborado, proporcionar a todos um ambiente inovador, com apoio financeiro, mas focado no relacionamento", comenta o presidente da cooperativa, Wellington Ferreira.

Vice-presidente da ADVB/PR Regional Londrina e superintendente do Grupo Folha, Nicolás Mejía destacou os dois cases londrinenses de negócios que participaram do prêmio Top de Marketing. "O prêmio Top de Marketing Paraná vem destacar cases relevantes durante o ano de negócios em todo o Estado, e Londrina tem muito a mostrar a este respeito. Sabemos que como a Vale Verde e o Sicredi União temos um sem-número de empresas de alto nível com cases de sucesso que podem servir de exemplo e que devemos compartilhar, por isso convido que no próximo ano as empresas da região procurem a ADVB para participar ativamente não só deste prêmio, mas de todas as demais atividades que a associação faz", diz Mejía.

"Parabéns à Farmácias Vale Verde pelo prêmio, que representa a garra e o esforço de uma empresa local para alcançar um alto nível de competitividade mesmo no momento de dificuldade pelo qual o mercado está passando", exalta.