Não é pequeno o número de pessoas que se incomodam com as sementes das uvas. Pensando neste público, a Embrapa Frutas, do Rio Grande do Sul, desenvolveu uma nova variedade de uva, sem sementes. A cultivar também se adapta a climas mais quentes. Em escala comercial, a uva sem semente é produzida no Vale do São Francisco.
No Paraná, a produção deste fruto ainda é pequena e está centrada apenas em Marialva (17 km a leste de Maringá), maior município produtor de uvas do Paraná. ''Aos poucos, os parreirais velhos estão sendo substituídos pela variedade sem sementes. É uma tendência, há vários estudos que indicam que o consumidor prefere a fruta sem semente'', comenta Lúcia Lázaro Lozano, agrônoma do Deral.
Em Londrina, o mercado oferece duas variedades: centerial e thompson. A primeira tem cor verde e sabor mais ácido. Custa R$ 12 o quilo (kg). Já a segunda é roxa e o sabor parece uma mistura entre a itália e a rubi. O seu preço é um pouco maior, R$ 14/kg. (F.M.)

mockup