USDA mantém mercado da soja especulativo
Vânia Casado
De Curitiba
Enquanto o USDA não oficializar um número de perdas de produção que seja significativo ou que haja uma efetiva normalização climática, continuará a especulação em torno dos valores atuais, prevê o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura, Otmar Hubner.
O mercado paranaense permanece especulativo em função das oscilações nas cotações da safra norte-americana. Segundo o técnico, se num dia o mercado trabalha em baixa, devido a eventual normalização climática, no seguinte volta a subir por causa de rumores de perdas.
O fato é que as cotações internacionais da soja em grão têm permanecido nos menores patamares históricos, entre US$ 170,00 e US$ 180,00 por tonelada em consequência do volume dos estoques, com 25,76 milhões de toneladas em agosto. Para que haja um aquecimento sustentado das cotações, estima-se que a quebra da produção norte-americana teria que ser superior a 5%.





