A Unopar, segunda instituição de ensino de Londrina a ser reconhecida como universidade, adotará a partir dos próximos dias a marca Anhanguera, que já fazia parte do mesmo grupo, o Cogna Educação. A mudança cumpre estratégia institucional de reestruturação das marcas, incluindo a também londrinense Pitágoras.

Mudar o nome de uma instituição com 50 anos de história é uma tarefa complexa, mas que já vem sendo feita aos poucos, segundo a reitora Flávia Frutos. No ano passado, alunos e colaboradores foram avisados que a bandeira vai mudar e a logomarca que vai constar na fachada será Anhanguera. "Mas o diploma dos estudantes continuará com o nome Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, nome do nosso registro no Ministério da Educação", explicou a reitora.

A organização destaca que não haverá nenhuma alteração na Instituição de Educação credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), nem nos cursos oferecidos, tampouco nas disciplinas, valores de mensalidade, horários ou outras rotinas acadêmicas, e que continuará funcionando no mesmo prédio, havendo somente a alteração da marca.

"É uma transição. Não temos nem interesse e não poderíamos apagar a história de 50 anos que temos na nossa cidade. O que nós construímos com a Unopar será mantido e preservado", afirma a reitora.

A reitora Flávia Frutos
A reitora Flávia Frutos | Foto: Divulgação

A partir de agora começa a tarefa de informar o público externo. Flávia Frutos ressalta que a Pitágoras-Unopar não foi vendida e continuará com os mesmos projetos, convênios e filosofia de trabalho. Em 2011, a Unopar foi comprada pelo Cogna Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas do mundo. Dois anos depois, em 2013, houve a fusão com a paulista Anhanguera, marca que agora será o carro chefe das instituições de ensino superior do grupo no Brasil - são, ao todo, 117. "A gente se fortalece quando usa uma marca única", explicou a reitora.

Ensino à distância

No portal da Cogna, a aquisição da Unopar, em 2011, ganhou destaque com a informação de que se tratava da "maior instituição de ensino à distância do Brasil". "Uma das coisas que nos distingue, com certeza, é a questão da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, uma área em que nó somos pioneiros. E trabalhamos isso com muita facilidade durante a pandemia, inclusive saímos fortalecidos da pandemia pelo uso da tecnologia", afirma Flavia Frutos.

Agora, a Anhanguera, como a Unopar passa a ser chamada, vai usar essa expertise para lançar outros produtos com aulas à distância. São eles: Eja (Educação de Jovens e Adultos), cursos profissionalizantes em várias áreas e curso de inglês para jovens e adultos. Todos na modalidade online.

"Estamos trabalhado muito na democratização do ensino, pensando um pouco mais além da graduação e da pós-graduação. E pensando no nosso propósito, que é impulsionar as pessoas a construírem a melhor versão de si, estamos entrando com esses outros produtos que vão beneficiar uma parcela enorme da população", explica.

Ela lembra que esses novos produtos poderão ajudar mulheres e homens que não conseguiram concluir o ensino médio e aqueles que buscam encontrar um emprego ou mudar de carreira por meio dos cursos profissionalizantes e do domínio de um outro idioma.

"Tenho muito orgulho, como reitora, de dizer que quando emitimos diplomas para o Brasil inteiro por conta dos nosso polos parceiros espalhados em todo o território nacional, vemos pessoas que, temos certeza, nunca teriam estudado, que estão no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, e que são beneficiados pelas aulas que são ministradas aqui em Londrina", diz Flavia Frutos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.