A União Norte Paraná de Ensino, entidade mantenedora da Universidade Norte do Paraná (Unopar), adquiriu a área de 40 mil metros quadrados que abrigaria o Shopping Mauá, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid (ao lado do Shopping Catuaí), na zona sul de Londrina.
No local, a Unopar vai instalar cinco cursos. O contrato de compra do imóvel foi assinado ontem. O terreno pertencia ao Condomínio que planejou o Mauá, um shopping de construção. As obras do Condomínio Mauá estavam paralisadas há cerca de dois anos.
O investimento inicial foi de R$ 4 milhões, financiados junto ao BNDES com um prazo de pagamento de oito anos e um ano de carência. A negociação desenvolveu-se ao longo de quatro meses, sendo confirmada ontem pelo
chanceler da Unopar, Marco Antonio Laffranchi.
A obra será retomada na próxima semana, devendo ser concluída em janeiro de 2001, a tempo da realização do vestibular. Para terminar o prédio, serão gastos cerca de R$ 2 milhões.
A Unopar vai transferir para o novo câmpus os cursos de direito, administração, ciências contábeis, marketing e propaganda, turismo e hotelaria, frequentados por sete mil alunos. No principal câmpus da universidade, no Jardim Piza, zona sul, serão lançados novos cursos, a serem definidos pelo Conselho Superior da Unopar.
Laffranchi afirmou ontem à Folha que a multiplicação de câmpus dificulta a administração da universidade e que o ideal seria concentrar todos os cursos em área contínua. ‘‘Mas não tínhamos mais espaço para crescer no Jardim Piza’’, disse.
Além do Shopping Mauá e do Jardim Piza, a Unopar mantém cursos no câmpus do antigo prédio do Cesec, na Vila Nova, área central, e em Arapongas (37 km a oeste de Londrina). Ao todo, são 27 cursos e 12 mil alunos.
O conglomerado também está se estendendo para Bandeirantes (34 km a leste de Cornélio Procópio), onde um prédio de 4 mil metros quadrados começou a ser reformado há 15 dias. Em Bandeirantes, serão abertos os cursos de administração, processamento de dados e pedagogia, que devem contar com 600 alunos. O prédio será concluído em março de 2001.
Com a expansão, Laffranchi espera um aumento de dois mil alunos para o próximo ano. A Unopar foi fundada em Londrina em 1972, no antigo Colégio São Paulo, na área central, com o curso de educação física.
O Shopping Mauá foi projetado inicialmente para abrigar 100 lojas do setor da construção. Segundo as construtoras responsáveis, a Dinardi Contruções e Construtora Frederico, 60% do prédio de 17 mil metros quadrados está pronto. (Com Benê Bianchi)