Uma ação ousada para aproximar estudantes, jovens empreendedores e empresários do conhecimento tecnológico, criatividade, visão de futuro e bilhões de dólares que movimentam o Vale do Silício, na Califórnia (EUA). É a UniFil Silicon Valley, primeiro HUB de Inovação e Empreendedorismo instalado por uma universidade da América Latina no maior e mais avançado centro mundial de tecnologia, nos Estados Unidos.

Imagem ilustrativa da imagem UniFil vai lançar Hub no Vale do Silício
| Foto: Gustavo Carneiro

A operação internacional da UniFil vai englobar as áreas de educação, preparação de talentos e lideranças, intercâmbio profissional, novos negócios e investimentos multinacionais. “É uma iniciativa pioneira no meio universitário, em parceria com empresas e consultores que já atuam no Vale do Silício e acreditam no potencial do Brasil e outros países, como mercados emergentes e capazes de contribuir com ideias e inovação”, diz o reitor Eleazar Ferreira.

No desenvolvimento de conhecimento, já estão em fase de elaboração atividades em quatro segmentos: eventos e conferências, cursos online, programas internacionais e educação executiva. Na transformação de projetos em negócios, as ações incluem grupos de coworking, incubadora e aceleradora de startups e empresas, contatos com investidores, mentorias e coaching com profissionais brasileiros que atuam em gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Netflix e Airbnb.

A UniFil Silicon Valley foi apresentada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, em sua visita a Londrina no final de setembro. O projeto tem o suporte da empresa de consultoria Beyond, que mantém base em São Francisco, na Califórnia. “A proposta é encurtar o caminho dos empresários e empreendedores brasileiros no aproveitamento da produção intelectual, insights, tecnologia e capital que emergem do Vale do Silício”, enfatiza o reitor Eleazar Ferreira.

O Grupo Muffato, quarto maior supermercadista do Brasil, é a primeira grande empresa a firmar acordo operacional com a UniFil Silicon Valley. O trabalho conjunto objetiva identificar, captar, estruturar e disponibilizar de forma ágil as mais recentes inovações no segmento do varejo de supermercados. O foco é antecipar tendências com plataformas de negócios e soluções criativas, utilizando toda a capacidade intelectual do Vale do Silício.

“É uma ação estratégica. Atuamos em um segmento fortemente competitivo, o varejo supermercadista. Conectar-se ao Vale do Silício pela plataforma UniFil Silicon Valley permitirá estar atualizado com as mais recentes inovações e oportunidades, para introduzir ferramentas e modelos de negócios em nossa Rede”, afirma o diretor Everton Muffato.

Para ele, entender e potencializar o comportamento nas compras no varejo de supermercados são grandes desafios do segmento para os próximos anos. “A introdução de novas soluções tecnológicas, ampliando serviços, comodidade e meios de pagamentos, certamente vai promover mudanças significativas”, analisa.

O reitor Eleazar Ferreira ressalta que a plataforma inovadora vai disponibilizar conteúdo, metodologia e networking para negócios. “A partir do Hub na Califórnia, a UniFil Silicon Valley poderá apoiar empresas de todo o Brasil e outros países na percepção e desenvolvimento de novas soluções no varejo, agronegócio, construção civil, saúde, mercado financeiro, alimentação, serviços e muitos outros setores”, exemplifica.