Da Redação
Somente a soja injetou R$ 53 milhões na região de Umuarama, na última safra, 1999/2000. Foram plantados 62 mil hectares. Nesta movimentação de recursos não estão computados os resultados da safrinha de milho e outros produtos. Esta riqueza que circula na região não existiria sem o programa de arrendamento para plantio de grãos e recuperação de pastagens do arenito.
Otimista com dados como este, a Secretaria Municipal de Agricultura, a Associação dos Engenheiros Agrônomos e a Sociedade Rural de Umuarama promovem nos dias 12 e 13, quarta e quinta-feira, o ‘‘Show Tecnológico Arenito Caiuᒒ.
O Show Tecnológico será realizado na Fazenda Haiti (PR-478, km 6, entre Umuarama e Serra dos Dourados) em área de 15 ha. Haverá ‘‘dinâmica de máquinas’’ com demonstração colheitas e preparo de solos.
Tecnologias do Iapar, Embrapa e Codetec serão apresentadas através de novas variedades específicas para a região, manejo de solos e plantios de soja, milho, citros, abacaxi, mandioca e milho com leguminosas. Todas as atividades levarão em conta a sustentabilidade ambiental. O Iapar apresentará ainda plantio direto em algodão e a nova raça de gado, o Purunã.
As principais empresas do setor de insumos agrícola, 9 ao todo, farão demonstração e lançamento de produtos.
O secretário da Agricultura de Umuarama, engenheiro agrônomo Edson Assis Bastos, acha que o Show Tecnológico está associado diretamente ao sucesso do projeto de viabilidade do arenito. Iniciado em 1997, o projeto já está consolidado.
Bastos espera a presença de 5 mil pessoas predominando técnicos e empresários rurais, já que o evento é eminentemente técnico e diz que tanto as instituições oficiais como as indústrias vão apresentar o que têm de mais avançado em termos tecnológicos. Ele mesmo se mostrou impressionado com o desempenho de variedades de soja e outros produtos.
O presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, disse que a instituição participa do evento apresentando várias inovações tecnológicas. Ele e o diretor técnico e científico, Rogério Cardoso, destacaram o Show Tecnológico como fator de validação das técnicas que o Iapar recomenda para a região.