A grade de cursos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) está sendo apresentada aos alunos do ensino médio estadual de Londrina. Os adolescentes e jovens que estão cursando o 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio em Londrina, nesta semana, têm a oportunidade de conhecer e tirar algumas dúvidas sobre os cursos de engenharia oferecidos pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Londrina, nos dias 21 e 22 de novembro. São esperados cerca de 300 alunos da rede estadual de ensino na 4ª Feira de Profissões dos alunos de graduação.

A Feira de Profissões busca dar mais visibilidade aos curso da universidade, que funciona há 15 anos em Londrina
A Feira de Profissões busca dar mais visibilidade aos curso da universidade, que funciona há 15 anos em Londrina | Foto: Gustavo Carneiro

O evento, organizado por técnicos e professores representantes de cada curso, disponibiliza vários alunos da graduação para sanar as curiosidades dos visitantes. “Quando eu ainda não era estudante, costumava ir nessas feiras e agora a UTFPR abre as portas para demonstrar os cursos. A gente sente falta de mostrar para o pessoal do terceirão o como a engenharia pode ser legal de cursar. Os estudantes pensam que é algo somente matemático e difícil, mas também é super prático, fora que a universidade tem ótimos professores”, diz João Victor Ribeiro Bortoto, 22, estudante do terceiro ano engenharia mecânica.

Além de aproximar os estudantes aos cursos ainda pouco divulgados, como a Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos, o objetivo é facilitar na escolha profissional. A Feira de Profissões busca dar mais visibilidade à universidade, que funciona há 15 anos em Londrina.

Professora de química do Colégio Estadual Acquaville, Thamires da Silva Souza acompanhou os alunos durante a manhã do primeiro dia de feira
Professora de química do Colégio Estadual Acquaville, Thamires da Silva Souza acompanhou os alunos durante a manhã do primeiro dia de feira | Foto: Ana Carla Dias

Professora de química do Colégio Estadual Acquaville, Thamires da Silva Souza, 28, acompanhou os alunos durante a manhã do primeiro dia de feira. “É uma oportunidade para eles conhecerem os cursos e a universidade, muitos deles ainda estão em cima do muro sobre o que querem cursar, alguns sei que vão para as humanas, mas tudo é conhecimento, né?”, comenta a professora que também é ex-aluna da universidade tecnológica.

LEIA TAMBÉM

+ UTFPR em Londrina: 15 anos de histórias

O professor e coordenador do curso de Engenharia Química, Lucas Bonfim Rocha, 30, diz que a feira também é importante para os trabalhos sociais da instituição. “Algumas pessoas ainda não conhecem a universidade, temos trabalhado as ações de divulgação, principalmente esse ano e, além da divulgação dos cursos que podem auxiliar os estudantes a escolherem uma carreira que eles se identifiquem para entrarem na graduação da universidade, também estão sendo divulgados os projetos de extensão que a universidade desenvolve para apresentar a sociedade.”

Para Walmir Eno Pottker, 54, professor de Matemática e coordenador de graduação, uma universidade pública com o porte da UTFPR pode abrigar ainda mais alunos que buscam por opções públicas com estruturas de qualidade. “A gente sente que a universidade está um pouco afastada da cidade e que o pessoal ainda não a conhece. Trabalhamos com muita pesquisa e inovação, também temos auxílio estudantil para os alunos mais carentes, então há grandes possibilidades para os alunos terem boa formação e saírem com um bom emprego no futuro”.

Os colégios estaduais Hugo Simas, Acquaville, Antonio de Moraes Barros, Professor Beahir Edna Mendonça, Colégio Cívico Militar Dr. Fernando de Barros Pinto e Itacolomi levaram alunos ao campus.

João Pedro Bento Cruz, 17, visitou pela primeira vez uma feira de profissões e pensa em cursar engenharia futuramente. “Gosto de Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, gostei das partes de ciências e motores apresentadas aqui, durante a pandemia, fiquei em casa e fiz um curso de TI, peguei gosto e isso foi me guiando”, relata o estudante do do Colégio Estadual Professora Adelia Dionisio Barbosa.

O curso de Engenharia Química chama atenção nas feiras por todo o seu aparato de instrumentos. Bárbara Miquelitti, 21, está no quarto ano do curso e comenta sobre a graduação ainda não ser muito notada por estudantes que gostam de química. “Fui em algumas feiras de profissões e passei a ficar mais atenta às universidades que oferecem o curso, aqui em Londrina, por exemplo, é só em particulares ou na UTFPR. Os alunos que passam por aqui e ficam impressionados com os laboratórios, é legal ver a surpresa deles.”

André Aparecido da Silva,16, e João Pedro de Carvalho Oliveira,17, visitaram a feira
André Aparecido da Silva,16, e João Pedro de Carvalho Oliveira,17, visitaram a feira | Foto: Ana Carla Dias

André Aparecido da Silva,16, e João Pedro de Carvalho Oliveira,17, visitaram a feira. “Ainda não pensei sobre os cursos de engenharia, mas penso em TI, mexo em cursos básicos de Excel”, diz André. Já para João, o que foi bem interessante de conhecer foi o local. “Eu penso em cursar música, mas a Engenharia Química foi bem legal de conhecer e ver como se dá para trabalhar com os processos”.

A próxima edição está prevista para o início do segundo semestre de 2023, entre os meses de agosto e setembro, aberto ao público de estudantes de Londrina e região.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.