UEPG realiza concurso para contratação de professores
São ofertadas 65 vagas para docentes não titulares, distribuídas em 56 áreas de conhecimento
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
São ofertadas 65 vagas para docentes não titulares, distribuídas em 56 áreas de conhecimento

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com inscrições abertas até 10 de fevereiro para oconcurso público que irá contratar docentes não titulares. São ofertadas 65 vagas, distribuídas em 56 áreas de conhecimento. É o primeiro concurso para professores efetivos em uma década – o último certame aconteceu em 2016.
O concurso será realizado em etapas eliminatórias e classificatórias. A fase eliminatória inclui prova escrita com leitura pública e questões objetivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, prova didática com arguição e, quando aplicável, prova prática.
Já a etapa classificatória consiste na avaliação de títulos e do plano de trabalho. Para avançar entre as fases, o candidato deve obter nota mínima de 7,0 em cada etapa.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período definido no cronograma do edital. A taxa de inscrição é de R$ 480, com possibilidade de isenção para candidatos que se enquadrem nos critérios previstos em lei, como inscritos no CadÚnico, doadores de sangue, medula óssea ou leite humano, além de eleitores convocados pela Justiça Eleitoral.
Leia mais:
Reserva de vagas
O edital prevê a reserva de vagas, com 10% destinadas a candidatos negros (pretos e pardos) e 5% a pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente. Do total ofertado, sete vagas são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência, seguindo critérios específicos de destinação entre as áreas de conhecimento. Como novidade neste certame, será realizado um sorteio, no dia 13 de janeiro, para definir a alocação das vagas destinadas às cotas entre as áreas de conhecimento que ofertam apenas uma vaga.
Todo o processo seletivo será conduzido pela Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes da UEPG, que é composta por representantes de todos os setores de conhecimento, dos servidores, da Progesp, do NTI, dos Conselhos e da Fundação de Apoio.
(Com informações da UEPG)


Da Redação
Jornalismo



