Foi inaugurada nesta sexta-feira (22), no prédio do Laboratório de Medicamentos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial (Napi Agro).

Imagem ilustrativa da imagem UEL ganha estrutura para pesquisa em Inteligência Artificial para o agro
| Foto: Divulgação/UEL

Estão previstos para o Napi Agro investimentos de R$ 1 milhão para custeio de bolsas de estudos direcionadas a pesquisadores de várias áreas.

Também estão confirmados repasses de empresas parceiras – Adama, Cooperativa Integrada e Jacto -, que deverão investir outros R$ 750 mil para ajudar na implantação da estrutura que pretende ser referência estadual em pesquisa e inovação, com foco em Inteligência Artificial a ser aplicada no Agronegócio.

O projeto vem sendo debatido há cerca de dois anos a partir de esforços de pesquisadores da UEL e demais parceiros, como Embrapa/Soja, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Prefeitura de Londrina, Sociedade Rural do Paraná, ITFPR, Instituto Senai Tecnológico de Londrina, Sebrae e UFTPR. Também estão envolvidos o Sistema Ocepar, além de diversas lideranças políticas e da sociedade civil.

A proposta Napi Agro é fomentar a pesquisa de ponta e estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores.

Londrina foi selecionada para o Napi Agro por ser um polo agrícola e, consequentemente, ter um ecossistema de inovação relacionado ao agro já organizado. "O Governo do Paraná pretende ampliar o número de Napis, considerando a expertise e a vocação econômica de cada região", disse o superintendente de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, durante o lançamento.

Além de ceder parte da estrutura física, a UEL atuará no Napi Agro com pesquisas nas áreas Biológicas, da Engenharia Elétrica, das Ciências da Computação e da Agronomia. A proposta é que o local também acolha o futuro Laboratório de Inteligência Artificial e o Hub de Inovação da UEL.(com informações da Agência Estadual de Notícias)