UEG encerra produção de energia elétrica
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de novembro de 2006
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A Usina Termelétrica a Gás de Araucária (UEG) não está mais produzindo energia elétrica desde o dia 25 de outubro. Segundo informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) - sócia majoritária da usina - a UEG deixou de produzir momentaneamente mas continua à disposição do Operador Nacional do Sistema (ONS) para entrar em operação a qualquer momento. A usina teria parado de operar porque houve melhora no nível de preenchimento dos reservatórios do Sul e Sudeste.
Os testes na UEG começaram em meados de agosto e foram até 8 de setembro. A partir do dia 9 de setembro, a usina operou em caráter emergencial para atender a necessidade de geração de energia do sistema elétrico brasileiro. Neste período de 9 de setembro a 24 de outubro a UEG deixou de operar em alguns dias por motivos como manutenção do sistema do gasoduto que traz o gás natural e por conveniência do ONS. O Operador Nacional do Sistema informou que a usina opera quando há necessidade no sistema elétrico brasileiro.
A UEG tinha um contrato de fornecimento de gás natural com a Petrobras que encerraria em 31 de outubro e que foi prorrogado até 31 de dezembro. Essa ampliação ocorreu em meados de outubro mas a Petrobras não deu retorno até o fechamento desta edição para confirmar se o contrato ainda estava mantido da mesma forma. A Petrobras ainda negocia o arrendamento da usina mas não repassou maiores detalhes a respeito deste assunto.
A Copel tinha se programado para corrigir as pendências que a usina ainda apresenta e colocá-la em operação normal no final de 2007 após investimento de R$ 11 milhões nos reparos. Mas, a empresa admite a possibilidade de rever o cronograma inicial e postegar para os primeiros meses de 2008 esse prazo em função da operação emergencial. A Copel informou que os reparos necessários na usina e o projeto de flexibilização das turbinas para o consumo de outros combustíveis além do gás natural não serão realizados até o final de 2007.
A Copel assumiu a condição de controladora da Usina de Araucária no final de maio depois de adquirir por R$ 416 milhões a participação no empreendimento da norte-americana El Paso.


