Josoé de CarvalhoPrêmio RuralTechTurra entrega prêmio ao presidente do Iapar, Florindo Dalberto: instituto conquistou 1º lugar Se depender do governo, a área de trigo não será reduzida este ano. Além do crédito de custeio de emergência, um programa de ampliação do Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) vai dar sustentação à comercialização do cereal. O PEP está sendo redimensionado para garantir maior aporte de recursos à colheita, ‘‘com certeza haverá um volume bem maior do que no ano passado’’.
O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Francisco Sérgio Turra, ontem, ao visitar a Exposição de Londrina. O ministro não entrou em detalhes sobre o que muda na aplicação do PEP e também não antecipou os valores do financiamento que ainda estão sendo negociados. Mas disse que as medidas vêm a tempo, tanto que serão apreciadas na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), ainda este mês.
O ministro também anunciou a definição das regras de um fundo recém-criado para financiar a comercialização da soja, milho, café e boi gordo. O fundo inicialmente terá R$ 50 milhões e vai proteger os contratos em bolsas. Segundo o ministro, este novo instrumento de proteção (hedge) reduz os riscos inerentes às operações.

mockup