A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada o maior santuário mariano do mundo, recebe mais de 12 milhões de romeiros por ano
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada o maior santuário mariano do mundo, recebe mais de 12 milhões de romeiros por ano | Foto: Victor Hugo de Barros/Divulgação

Este mês, o país comemora a Semana Santa, ponto alto das manifestações religiosas do Cristianismo. No maior país católico do mundo, o turismo religioso acabou se transformando através da fé, numa fonte de negócios. Um relatório divulgado pelo Sebrae-SC no ano passado, sobre esse segmento no Brasil, revela que o país possui mais de 300 destinos de turismo religioso. Grande parte das atrações estão ligadas ao Cristianismo, mas existem opções para todas as religiões como acontece em destinos como a Bahia.


Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017, o segmento já movimentava cerca de R$ 15 bilhões e foi responsável por mais de 20 milhões de viagens aquecendo atividades do comércio e serviços com a geração de emprego e renda. O turismo religioso tem atraído não apenas o turismo nacional. Em 2017, o Brasil registrou a presença de mais de 30 mil peregrinos estrangeiros motivados pela fé. Já os brasileiros também são responsáveis pela compra de pacotes de viagem para lugares santos no exterior. Apenas em Londrina, a Sacratour, agência especializada no setor, onde atua há 5 anos na organização de peregrinações internacionais, oferece programas para Ásia e Europa com roteiros para a Terra Santa, e Caminhos de São Paulo, que incluem Turquia e Grécia. O número de peregrinos que viaja com a Sacratour vem crescendo e a expectativa deste ano é de um aumento de 20% nas vendas. Recentemente a agência, comandada pelas irmãs e sócias Larissa e Melissa Calsavara. abriu filial em Arapongas para atender a cidades do Vale do Ivaí e de Maringá.


Calendário de Eventos

O calendário anual é extenso. Do total de 185 atrações e festividades inscritas no Calendário Nacional, 49 estão relacionadas a romarias, círios, procissões e peregrinações. Neste mês, em Nova Jerusalém, milhares de romeiros e fiéis vão ao agreste pernambucano para a encenação da Paixão de Cristo. O santuário do Padre Cícero, em julho, movimenta a cidade de Juazeiro do Norte, distante 600 quilômetros de Fortaleza . No Ceará destaque para a festa de São Francisco de Assis, cujo centro de romarias é Canindé (CE), localizada a 110 km de Fortaleza. Em outubro além da Festa da Padroeira do Brasil em Aparecida se comemora o Círio de Nazaré, em Belém (PA), realizado sempre no segundo domingo do mês, quando a cidade chega a reunir mais de dois milhões de fiéis. Durante a última feira de turismo da WTM Latin America, realizada em São Paulo no início deste mês, a operadora Turismo da Fé apresentou o aplicativo “Fala Peregrino” e o Passaporte da Fé para visitas ao Circuito Religioso que integra as cidades paulistas de Aparecida, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, do Frei Galvão, Cunha e Lorena e Rose, entre outras.


“São nove cidades com santuários e que atraem 1,6 milhão de romeiros e fiéis todos os anos”, destaca Fábio Cardoso, gerente operacional da empresa. O executivo confirmou também a inauguração em julho de um trem que vai fazer o “Caminho do Rosário” percorrendo um trecho de 1,4 kms com cenários bíblicos. Já a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada o maior santuário mariano do mundo, recebe mais de 12 milhões de romeiros por ano. Até 2021 muitos deles poderão se hospedar na “Cidade dos Romeiros”, que está sendo construída.


Em Minas, as Cidades Históricas se transformam em palco de procissões e cerimônias religiosas durante todo o mês. Na região Sul, o Maringá CVB confirmou que irá sediar, em outubro, o 2º Fórum do Turismo Religioso. Em Santa Catarina, cidades como Nova Trento atraem milhares de fieis ao santuário de Madre Paulina. Já no Sul, os “Caminhos de Caravaggio” são uma rota consolidada que integra os santuários de Nossa Senhora do Caravaggio, Farroupilha e Canela. É o turismo religioso atraindo fiéis e movimentando a roda da economia e da fé.