Tudo pronto para o Show Rural de Cascavel
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de fevereiro de 2010
Reportagem Local 
O Show Rural Coopavel 2010 começa amanhã em Cascavel (Região Oeste). Nos cinco dias de feira (o evento será encerrado na sexta-feira) serão 335 expositores e esperados mais de 150 mil visitantes. A feira se destaca como um dos mais importantes eventos técnicos do País e vai abordar as mais diversas áreas da produção agrícola e da diversificação rural. Cerca de 3,5 mil profissionais e pesquisadores estarão à disposição do público para ministrar palestras e atender os visitantes.
Também serão lançadas novas variedades de cultivares adaptados para diferentes regiões e com estabilidade produtiva. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, por exemplo, irão lançar duas novas cultivares de soja transgênica com tolerância ao glifosato. As cultivares são opções para os sojicultores que desejam um ciclo de maturação precoce, com alto potencial produtivo e estabilidade. A indicação de plantio abrange todas as regiões do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo, bem como a região sul do Mato Grosso do Sul.
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) também vai apresentar híbridos de milho com alta produtividade de grãos e silagem, boa sanidade foliar e baixo fator de reprodução para nematóides; cultivares de soja para antecipação de semeadura, com diversidade de ciclo, acrescentando mais precocidade, tolerância aos nematóides, doenças e ao acamamento. A Coodetec detém o primeiro lugar de participação no mercado brasileiro de milho e tem conquistado espaço entre os triticultores paraguaios.
No mercado de soja, mantém a liderança no sul do Brasil e no Paraguai. A Cooperativa desenvolve melhoramento genético para as três principais culturas do Brasil: milho, soja e trigo, há 36 anos. Ao visitar o estande da Coodetec, o agricultor também vai conhecer os cultivares em pré-lançamento, que estarão disponíveis em escala comercial, na safra 2011. Também serão apresentados oito híbridos comerciais de milho para plantio com alta produtividade.
Mercado agropecuário
A BM&FBovespa levará ao público da feira palestras gratuitas sobre educação financeira, mercados de ações e mercados agropecuários. As apresentações ocorrem diariamente, das 9 às 17h30, com início a cada meia hora, no estande da Bolsa. O produtor que comparecer a uma das palestras sobre mercados agropecuários terá oportunidade de aprender a usar os contratos negociados na Bolsa para proteger o preço da sua produção das oscilações do mercado. A BM&FBovespa oferece, entre outros, contratos futuros e opções flexíveis de boi gordo, milho, café e soja.
Ainda serão abordados temas como educação financeira, mercado de ações e diversificação de investimentos, ETFs (fundos de índice negociados em bolsa, que permitem adquirir todas as ações do Ibovespa ou de outros índices em apenas um negócio).


