A demora do governo em fechar um acordo com as centrais sindicais sobre a correção do saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) levou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região a encaminhar, ontem, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), 20 mil processos questionando a correção dos saldos do FGTS em razão de perdas provadas por planos econômicos.
Essa é a primeira remessa de processos sobre o assunto encaminhada ao STJ após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 31 de agosto reconheceu o direito à correção das contas do FGTS em relação aos planos Verão (janeiro de 1989) e Collor 1 (abril/89).
O transporte dos processos mobilizou um grupo de funcionários do STJ, que passou a tarde descarregando o material trazido em oito viagens feitas por duas Kombis do TRF. A expectativa é de que até o final do ano, outros 62 mil processos sobre o assunto sejam enviados ao STJ pelos outros quatro Tribunais regionais.
A previsão tem preocupado o presidente do Tribunal, ministro Paulo Costa Leite, que teme a possibilidade de um colapso dos trabalhos da Corte se fracassarem as tentativas de negociação entre o governo federal e as lideranças sindicais.

mockup