Três milhões devem fazer declaração de isento no PR
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de agosto de 2002
Vânia Casado<br>Equipe da Folha
Curitiba - Cerca de três milhões de pessoas no Paraná devem entregar a declaração de isentos do Imposto de Renda de 2002, informou a Superintendência da Receita Federal do Estado. O prazo para entrega das declarações começou ontem e se encerra em novembro. Desse total, 1,18 milhão de pessoas correm o risco de ter seus CPFs (Cadastro da Pessoa Física) cancelados porque não estarão entregando a declaração pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com a Receita Federal do Paraná, dos quase 8 milhões de CPFs existentes no Paraná, 4,48 milhões estão regulares. Cerca de 2,25 milhões de CPFs foram cancelados e 1,1 milhão correm o risco de cancelamento. A Receita espera até dois anos antes do cancelamento. Se nesse período não for entregue nenhuma declaração o cancelamento será inevitável, informou a assessoria da Receita.
No ano passado, foram entregues 2,86 milhão de declarações de isentos. Deve declarar quem não teve rendimentos, mas possui patrimônio, e quem recebeu menos de R$ 10.800,00 no ano.
A Receita Federal informa que a regularização do CPF é fundamental. Sem o procedimento, a pessoa fica impossibilitada de abrir conta em banco, fazer compras no comércio, participar de concursos públicos e obter passaporte. É impedida até de receber prêmios pagos por loterias regulares no País, caso ganhe.
