SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quatro agências do INSS em São Paulo não fizeram perícia nesta segunda-feira (28), mesmo estando liberadas para o atendimento pelo INSS e pelos médicos. As unidades não estavam com a agenda dos médicos abertas para o agendamento.

De acordo com a ANMP (associação dos médicos peritos), 40 peritos, distribuídos pelas agências Glicério (região central), Santo Amaro (zona sul), Tatuapé (zona leste) e Osasco (Grande SP), teriam deixado de atender 480 segurados.

A Secretaria de Previdência afirma que as inspeções que liberaram as agências Santo Amaro, Tatuapé e Glicério foram realizadas no último final da semana, por isso as agendas para marcar atendimentos foram abertas somente nesta segunda para atendimento a partir desta terça (29).

Já a agência Osasco foi inspecionada nesta segunda e terá a agenda aberta para marcações a partir de amanhã. O atendimento aos segurados começa na quarta-feira.

A Previdência afirma que os peritos médicos foram comunicados pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal nesta segunda de que amanhã teriam atendimentos presenciais.

"A Secretaria reforça que as vistorias necessárias e oficiais para declarar aptas as agências a retomarem o atendimento presencial das perícias médicas seguiram o protocolo estabelecido em conjunto com o Ministério da Saúde e foram realizadas por engenheiros e servidores da carreira do INSS, que têm fé pública e competência para fazer as vistorias, não existindo, neste caso, competência legal para que sejam feitas por associações", diz a Previdência, em nota.

ATENDIMENTO NO PAÍS

Nesta segunda-feira (28), dos 915 peritos médicos federais esperados para o atendimento presencial nas agências, 633 compareceram.

Segundo a Previdência, até as 16h, 5.716 perícias presenciais foram realizadas. Esses atendimentos ocorreram em 189 das 227 agências que deveriam ter perícia médica hoje.

Como agendar a perícia

- O atendimento do INSS nas agências só está sendo feito com dia e hora marcados

- O segurado deve acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135

- O atendimento é em horário reduzido, das 7h às 13h

Notificações por celular e email

- O INSS afirma que tem enviado notificações diárias para seus segurados e beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS, SMS e email

- São informes sobre a reabertura gradual das agências, os serviços disponíveis e procedimentos necessários para o atendimento presencial

- O segurado pode confirmar informações sobre agendamentos, agências e serviços oferecidos por meio do endereço covid.inss.gov.br

Antecipação do auxílio-doença

- A antecipação do auxílio-doença ainda pode ser solicitada pelo segurado que morar em município a mais de 70 km de distância da Agência da Previdência Social mais próxima, onde o atendimento da Perícia Médica Federal esteja com o serviço de agendamento disponível

- A antecipação é de um salário mínimo mensal (R$ 1.045, neste ano) e paga pelo período definido em atestado médico, limitado a 60 dias

- Caso o período estimado de repouso informado no atestado médico não corresponda a mês completo, o valor antecipado será proporcional ao número dias, na razão de 1/30 do salário mínimo mensal por dia

Prorrogação

- É possível pedir a prorrogação da antecipação do auxílio com base no período de repouso informado no atestado médico anterior ou solicitar novo requerimento mediante apresentação de novo atestado médico

- A prorrogação da antecipação é limitada a 60 dias