Uma audiência pública nesta quarta-feira (7) em Brasília vai discutir o projeto que busca instalar uma linha de trem de passageiros entre Londrina e Maringá. A FOLHA mostrou nesta segunda-feira (5) que o governo federal considera o trajeto viável e que o Estado mantém estudos sobre o “Trem Pé Vermelho”.

O encontro com o secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, foi marcado a pedido da deputada federal Luísa Canziani (PSD), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Federal.

LEIA MAIS

‘Trem Pé Vermelho’ pode ser viabilizado com iniciativas estaduais e federais

"Mais do que baratear o custo do transporte público e garantir mobilidade a milhares de pessoas que moram e transitam diariamente entre esses municípios - condições bastante relevantes atualmente -, acredito que o trem de passageiros vai trazer mais investimentos e desenvolvimento à nossa região”, avalia a deputada. “Por isso, solicitamos essa reunião para entender melhor a proposta do governo federal e, dessa forma, trabalharmos juntos para garantirmos a implantação do trem de passageiros em um breve período.”

Outro assunto a ser tratado é a paralisação do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos (SP), trecho que tem a Rumo como concessionária. Canziani ressalta que o fim dos serviços não foi discutido com a população e com a sociedade civil organizada.

Quem também vai participar da audiência é o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani. “Estamos bem animados com a possibilidade desse trecho ferroviário [sair do papel]”, pontuando que quer contribuir com os estudos de viabilidade do "Trem Pé Vermelho”.