Imagem ilustrativa da imagem Trabalhadores da Renault fazem protesto contra 747 demissões

O dia frio e nublado em Curitiba não desanimou os trabalhadores da fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Na manhã deste domingo (26), eles se mobilizaram contra as 747 demissões anunciadas pela montadora na última terça-feira (21). Acompanhados de seus familiares e de representantes do Simec (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e Região), os metalúrgicos se reuniram em um ato em frente ao Palácio Iguaçu para cobrar a intermediação do governo estadual em favor dos trabalhadores.

Os metalúrgicos estão em greve por tempo indeterminado desde a manhã de quarta-feira (22). Com a demissão dos mais de 700 operários, a fábrica suspendeu o terceiro turno de trabalho. Os funcionários cobram a retomada da negociação salarial e a reintegração dos demitidos. O Simec alega que a empresa rompeu as negociações sem cumprir o prazo de 72 horas que a entidade havia oferecido para buscar alternativas de acordo que evitassem os desligamentos.

O ato em frente ao Palácio Iguaçu começou por volta das 8h30. Com faixas e cartazes, eles protestavam contra uma das propostas apresentadas pela Renault durante as rodadas de negociações que previa a terceirização de 1.050 postos de trabalho a partir de 2022 e cobravam mais transparência da empresa. Uma das faixas lembrava os incentivos fiscais recebidos pela montadora do governo estadual.

Após o encerramento do ato em frente ao palácio do governo, os trabalhadores seguiram em carreata até a porta da fábrica da Renault, onde participaram de um ato ecumênico celebrado pelo Frei Edmilson. Na rotatória, cruzes de madeira foram fixadas em alusão aos 747 funcionários que perderam o emprego. Na manhã de sábado (25), os trabalhadores da montadora já haviam realizado um manifesto nas ruas da região central de São José dos Pinhais.

A Renault alega que os desligamentos foram resultado do agravamento da crise decorrente do novo coronavírus e que desde março a empresa vinha aplicando medidas para tentar reverter o impacto da Covid-19 no setor.

Nesta segunda-feira (27), às 14 horas, os trabalhadores realizarão uma nova assembleia.