Título de Feira do Paraná pode ser itinerante
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de outubro de 2012
Mariana Fabre <br> <br> Reportagem Local 
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, se reuniu, em setembro, com representantes de cinco sociedades rurais do Estado para discutir a ideia de resgatar a Feira do Paraná. Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Moacir Sgarioni, Londrina foi eleita para sediar a primeira chancela de Feira do Paraná, na ExpoLondrina 2013. ''Fizemos um acordo de que a proposta só será aprovada se contar com o apoio de todas as demais sociedades rurais do Estado, que serão contactadas pelo próprio secretário'', esclarece.
A Feira do Paraná é um selo com reconhecimento internacional. Até 2000, o evento era realizado anualmente no Parque de Exposições Castelo Branco, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A proposta é de implantação de um sistema itinerante entre as sociedades rurais que promovem exposições agropecuárias, para que, uma vez por ano, cada uma receba oficialmente o nome de Feira do Paraná, com todas as obrigações e benefícios decorrentes do título.
Sgarioni irá se reunir na próxima terça-feira com o secretário Norberto Ortigara e representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para debater a elaboração de um projeto que defina o modelo da feira e a contrapartida do governo estadual.


