Valmir Denardin
De Foz do Iguaçu
Um erro no processamento das contas levou a TIM/Telepar a cobrar como interurbanos, em dezembro, ligações feitas por usuários de celular da empresa em Foz do Iguaçu para aparelhos da operadora Global Telecom na mesma cidade. Essas ligações deveriam ter sido tarifadas como locais.
O erro afetou todos os telefonemas feitos de celulares da TIM em Foz para o prefixo 912, da Global, durante o mês passado. Essas ligações foram cobradas como tendo sido feitas para Cascavel. Até ontem, o Procon de Foz havia recebido duas reclamações.
Segundo o coordenador municipal do Procon, Allan Weston Wanderley, os usuários prejudicados têm direito a receber o valor cobrado a mais em dobro. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o ressarcimento poderá ser feito em dinheiro ou em créditos.
Wanderley disse também que, se a empresa não cumprir a determinação, o órgão vai abrir processo administrativo contra ela. Em caso de condenação, a multa pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (entre R$ 195,40 e R$ 293,1 milhões, em valores atuais). O primeiro passo dos usuários é fazer a reclamação formal, pelo serviço de atendimento da empresa, que funciona no número 1404.
A Assessoria de Comunicação da TIM, em Curitiba, afirmou à Folha , por telefone, que o problema foi provocado por um erro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – que regula o setor de telefonia. A assessoria informou que a TIM vai devolver os valores cobrados a mais em dinheiro ou crédito de ligações.