Testes apontam duas áreas de transgênicos em Ponta Grossa
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de março de 2002
Denise Angelo Equipe da Folha 
Curitiba - Testes rápidos feitos com os kits P.C.R., também conhecidos como exame OGM (organismos geneticamente modificados), apontaram a existência de mais duas áreas de soja transgênica no Paraná. As lavouras descobertas ontem ficam em Ponta Grossa.
Segundo o chefe da Defesa Sanitária Vegetal do núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ponta Grossa, Gil Oliveira da Costa, o resultado do teste não pode ser considerado definitivo, mas é um forte indício da transgenia. O alto teor de proteína pode mascarar o resultado desse teste. Por isso, só consideramos a área como transgênica depois que é feito o mapeamento genético dos grãos colhidos no local, explica o fiscal. Os kits são importados dos Estados Unidos e em apenas dois minutos apontam o resultado. Cada teste custa R$ 40,00.
Costa diz que não pode revelar a identidade de quem fez os testes, mas ao que tudo indica foram cooperativas da região, que estão fazendo coleta em todos os caminhões que chegam para descarregar o produto. O fiscal afirma apenas que essas pessoas fizeram contato com o núcleo da Seab para informar a localização das áreas suspeitas. Hoje os técnicos da Seab devem visitar as duas propriedades denunciadas. Na região de Ponta Grossa, existem suspeitas de soja transgênica em outras 20 áreas.
Até agora, a Seab já confirmou, através do mapeamento genético feito pelos laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a existência de soja transgênica em 13 áreas espalhadas por várias regiões do Estado - seis em São Mateus do Sul, duas em Toledo, uma em Londrina, uma em Paula Freitas, uma em Tamarana, uma em Primeiro de Maio e uma em Santa Mariana.
Segundo informações da Seab, essas lavouras correspondem a 377 hectares - ou 0,01% do total da área de soja no Estado. Se não fossem interditadas, as plantações produziriam 900 toneladas de soja, menos de 0,1% do total que deve ser colhido este ano no Paraná. A estimativa é que o Estado produza 9,5 milhões de toneladas de soja.
Cerca de 15 fiscais do Ministério da Agricultura estão auxiliando técnicos da Seab em todo o Estado para checar as denúncias de uso de sementes transgênicas.


