Terziottis apostam na união para manter empresa
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de outubro de 2005
Vera Barão<br>Reportagem Local 
Em 1978 a família Terziotti resolveu deixar o sítio na região do Patrimônio Regina para morar em Londrina. Até aí tudo bem. O que intriga é o fato de uma família que sempre trabalhou na roça, vir se aventurar na cidade num negócio totalmente diferente do que aquele a que estava acostumada. Ao chegar à cidade, os Terziotti compraram a fábrica de Gaiolas Londrina, na zona leste, sem nunca terem trabalhado neste ramo.
''A fábrica estava falida e compramos sem saber, levamos muitos prejuízos até porque não conhecíamos o processo de fabricação das gaiolas'', conta Odair Terziotti, um dos filhos de Egídio Terziotti, que adquiriu a fábrica em sociedade com o genro Darli Brustz. Além de Odair, outros quatro filhos de Egídio - Ocimar, Orídio, Odércio e Edson - também passaram a ajudar na fábrica. Depois que Egídio faleceu, Odair assumiu a administração, na década de 90.
O fato de nunca ter trabalhado no ramo não impediu a família de crescer. A fábrica está na sua segunda geração e dando bons resultados. Fabrica por dia mil gaiolas e as comercializa diretamente em 12 estados do Brasil, além de exportar para o Paraguai. Nos últimos anos, a fábrica ganhou, em nível nacional, duas vezes o prêmio Pet Shop como melhor fabricante do Brasil. ''O que conseguiu levantar a fábrica foi a união'', destaca Odair Terziotti.
Além dos cinco irmãos e Darli à frente da empresa, o sobrinho Marcelo já se interessa pelos negócios. Ele cuida da parte de montagem de gaiolas além de ajudar no setor administrativo. A irmã Sirlene também trabalha na empresa como auxiliar administrativa. ''O que ajuda muito é nossa união. Problema sempre tem, mas a família unida consegue superá-los'', diz Odair, contando que todos lá dentro sabem exatamente qual a sua função e, portanto, fazem a sua parte.
As funções dentro da empresa estão bem definidas. Alguns anos antes de morrer, Egídio começou a ''preparar''os filhos para a sucessão. ''Meu pai nomeou meu irmão (Oridio) como administrador, que hoje é projetista da fábrica'', diz Odair, que administra a empresa atualmente. Numa empresa familiar é importante ver bem onde cada um se encaixa''. Outros dois irmãos (Edson e Ocimar) cuidam da produção e distribuição, o cunhado (Darli) gerencia o setor de chapas e expedição e Odécio é o responsável pelo produto acabado.(V.B.)


