Um amplo banco de dados com informações econômicas e sócio-culturais do Norte do Paraná consideradas essenciais na hora de um empresário decidir novos investimentos está sendo montado pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos (TRI) em conjunto com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da ONG Gerar.
Além da Fiep, também serão parceiras no trabalho prefeituras, associações comerciais, sindicatos e demais entidades que disponham de informações para a formação do banco. O projeto do Banco de Dados foi apresentado ontem na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
O objetivo, segundo o presidente da TRI, Adrian von Treuenfels, é reunir em uma entidade todas as informações que são procuradas por investidores e que possam ser consideradas um Raio X da região.
O presidente da Acil, Rubens Augusto, classifica o banco de dados como uma ferramenta estratégica para atração de investimentos. ''A união para criar uma grande base regional de dados torna nossa região ainda mais atraente, já que temos muitos ativos econômicos e intelectuais'', comenta.
O diretor-executivo da TRI, Flávio Vicente, informa que inicialmente três critérios serão utilizados para a seleção das cidades que terão dados compilados: econômicos; população igual ou superior a 50 mil habitantes, por se constituírem como fortes referências regionais; e área de atuação das Agências de Desenvolvimento Regional.
No Banco de Dados constarão informações sobre população, arranjos produtivos de cada região, nível educacional, logística, capacidade de fornecimento de energia, infra-estrutura aeroviária e rodoviária, entre outros. ''Muitas dessas informações já estão disponíveis, mas cada uma em um órgão. Precisamos agrupá-las para facilitar a vida dos que buscam informações com o objetivo de investir na região'', comenta Flávio.
A criação do Banco de Dados é um dos projetos âncoras da Terra Roxa Investimentos para este ano e deverá estar com sua primeira versão concluída em setembro.
Comitiva - A Terra Roxa Investimentos também já trabalha na recepção de comitivas de investidores interessados em conhecer a região. Nos próximos dias 25 a 29, a agência recebe uma comitiva com 11 investidores alemães, que vem conhecer usinas de açúcar e álcool das regiões de Londrina e Maringá.
A comitiva vem a convite da Terra Roxa e é resultados de contatos feitos por Adrian von Treuenfels, na Alemanha, em julho do ano passado, com a empresa Weco Consulting, especializada em consultoria na área de agronegócio, sediada em Hamburgo.
''Fazer contatos com investidores, elaborar uma agenda que atenda aos interesses deles e recepcioná-los é uma das nossas tarefas, pois a Terra Roxa tem sua atuação voltada para o desenvolvimento econômico do Norte do Paraná'', comenta Adrian.

mockup