Por influência do rolandense Caio Koch-Weser, em 2004 foi criada a Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos, que tem forte atuação na região compreendida pelo eixo Londrina-Maringá. Criada com o objetivo de divulgar e buscar investidores para a região Norte do Paraná, a agência hoje se tornou referência em organização de dados, coleta de informações para atração de novos negócios e consolidou o conceito de desenvolvimento regional.
''Quando falamos em desenvolvimento regional, falamos em trabalho conjunto, visando o bem-estar da população e o crescimento e amadurecimento de toda a região. Quando buscamos atrair novos negócios, é bem mais positivo apresentar todas as possibilidades nas mais diversas cidades deste trecho, como uma grande metrópole linear. Acreditamos que uma região desenvolvida é onde todos os municípios têm qualidade de vida e oportunidade de emprego'', comenta Fernando Lopes Kireeff, presidente da Terra Roxa.
Um exemplo de trabalho coordenado pela agência na região é o estudo em todas as cidades do eixo para atrair a gigante Foxconn, uma multinacional taiwanesa que pretende investir US$ 12 bilhões numa nova planta industrial no Brasil para fabricar eletrônicos da Apple. Batizado de ''Projeto Foxconn'', a região prepara um dossiê para apresentar à Comissão do Ministério da Ciência e Tecnologia que negocia diretamente com a Foxconn.
Outro projeto é o da instalação do ''Trem Pé-Vermelho'', que vai ligar Ibiporã a Paiçandu, sob a coordenação da Terra Roxa. O estudo foi concluído e é analisado pelo Ministério dos Transportes.
Aproximando empresários
Outra forte atividade desenvolvida pela Terra Roxa é a aproximação entre empresários brasileiros e estrangeiros, que têm interesse em investir no Brasil. A agência prospecta negócios, recebe empresários e também orienta missões de empresários brasileiros a outros países. Contatos já foram feitos com Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia e Itália.

mockup