Termina hoje vacinação de aftosa
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de maio de 2002
Da Redação 
Londrina - Termina hoje a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. A campanha foi prorrogada por 10 dias devido a problemas no fornecimento de vacinas em algumas áreas do Estado. Trinta dias é tempo mais que suficiente para concluirmos o trabalho, até porque a maior parte das doses já haviam chegado ao Paraná quando a campanha começou, observou o responsável pelo setor de Sanidade Animal da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), veterinário Felisberto Baptista.
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), foram vendidas este ano para o Paraná 10,5 milhões de doses. O rebanho estadual foi estimado pela Seab em 9,75 milhões de cabeças, distribuídas em 210,6 mil propriedades. A vacinação é obrigatória e, a partir de amanhã, os criadores que não vacinaram seus animais serão multados em R$ 56,31 por cabeça não imunizada. O valor da multa dobra se os pecuaristas autuados forem reincidentes. Na mesma ocasião em que autuar os infratores, equipes volantes da Seab vacinarão o gado que ainda estiver desprotegido. Segundo Baptista, o resultado final da campanha será divulgado dentro de no máximo dez dias.
Em novembro do ano passado, foram imunizados 97,8% do rebanho. Há dois anos o Paraná obteve junto à Organização Internacional de Epizootias (OIE) a condição de área livre de febre aftosa com vacinação. A conquista é atribuída aos bons resultados das campanhas, que têm ajudado a manter o Estado sem o registro de novos focos da doença nos últimos sete anos.
Além do Paraná, também estão vacinando seus rebanhos durante este mês os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


