Ter contas em dia exige disciplina
Curitiba - O economista Vamberto Santana sugeriu algumas dicas para quem está endividado e quer voltar a ter as contas em dia. O primeiro passo é tentar renegociar a dívida junto ao credor que pode oferecer um prazo mais longo, com parcelas menores. Para as futuras compras é preciso antes avaliar a capacidade de pagamento.
Segundo Santana, é importante não assumir parcelas mensais acima da capacidade de pagamento. Outra dica é deixar sempre uma folga no orçamento para possíveis imprevistos. E,o ideal seria também ter uma poupança.
O especialista em finanças, Marcelo Ferraz, explicou que para não entrar no vermelho é importante saber administrar as despesas, consumindo sem exageros. ''O aumento da taxa básica de juros e da inflação elevam o comprometimento da renda. Além disso, todos nós estamos sujeitos a situações inesperadas, como a perda do emprego ou um problema de sa© úde na família. Por isso, a importância de poupar parte da renda e não comprometê-la por completo'', disse. (A.L.)





