BRASÍLIA - A Telesp será a primeira empresa do Sistema Telebras a ser privatizada e isso deverá ocorrer ainda em 1997. Além da Telesp, a Embratel também será privatizada no ano que vem, e as duas empresas serão as únicas a manter a mesma estrutura ao serem vendidas para o setor privado. As demais 26 empresas do Sistema Telebrás serão reestruturadas em quatro grandes empresas regionais, que após um período de cinco anos poderão operar em todas as regiões do País, concorrendo entre si.
As informações foram dadas ontem pelo ministro das Comunicações, Sérgio Motta. Ele fez um balanço dos quase dois anos de sua gestão e ainda explicou os detalhes do projeto da Lei Geral das Telecomunicações, enviado na quinta-feira ao Congresso Nacional. ‘‘Esse mês será um marco para a história do Ministério das Comunicações’’, comemorou. O ministro sonha com a aprovação da lei na Câmara até fevereiro e quer o projeto aprovado no final do primeiro trimestre, inclusive no Senado. ‘‘Sei que é um sonho muito difícil de ser realizado, mas vamos batalhar’’.
Motta explicou que a intenção do governo é reunir as 27 teles em apenas quatro empresas, além da Embratel. O texto do projeto da lei determina que elas poderiam ser divididas de três até cinco empresas. ‘‘Foi uma cautela, queremos mesmo é quatro’’, admitiu o ministro. Ele garantiu que o estado de São Paulo (isto é, a Telesp) será uma dessas regiões. ‘‘Cada uma das quatro será maior que qualquer empresa de telecomunicação da América Latina’’, disse.

mockup