Curitiba - A Telepar Brasil Telecom voltou a demitir técnicos encarregados da expansão de rede e manutenção de telefones. Ontem a empresa comunicou o desligamento de 150 trabalhadores, que corresponde a 20% do corpo técnico da empresa. O Sindicato dos Engenheiros (Senge) alerta para o perigo de ocorrer um ‘‘caladão’’ no Paraná, a exemplo do que já ocorreu em Cascavel na semana passada, quando os telefones da cidade permaneceram mudos por 11 horas.
Existe a possibilidade de, dentro de 90 dias, ocorrerem mais demissões. A previsão é que os cortes atinjam 30% do quadro técnico de funcionários, que hoje soma 800 funcionários. Ao todo devem ser demitidos 400 funcionários, disse o diretor do Senge, Rasca Rodrigues.
Para ele, a tendência da empresa é virar uma ‘‘administradora de contratos’’ com as empresas terceirizadas. Rodrigues afirma que os serviços prestados pela Brasil Telecom à população ‘‘já estão precários’’. Com essas demissões, a situação pode piorar, já que a empresa também enfrenta problemas com tercerizadas que contrata para os serviços técnicos. De acordo com o Senge, as fornecedoras admitem tratam pessoal com baixos salários e sem a qualificação técnica necessária para dar atendimento aos serviços de telefonia.
O sindicato denuncia ainda que os funcionários do corpo técnico estão sobrecarregados, trabalhando com excesso de horas-extras. A Brasil Telecom foi autuada recentemente pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) por práticas irregulares na relação com seus empregados. A DRT autuou a empresa pela falta de controle e registro de horas-extras, desrespeito ao intervado de 11 horas entre um dia de trabalho e outro, não apresentar documentos trabalhistas à DRT, manter profissionais trabalhando sem registro e não pagamento de horas-extras.
A Brasil Telecom divulgou comunicado no final da tarde, informando que está terceirizando os serviços de assistência técnica em todos os estados onde auta. No Paraná, a terceirização fica sob a responsabilidade da empresa Alcatel, que deverá exercer a mesma função nos estados de Santa Catarina, Acre, Rondônia e Distrito Federal. A Alcatel deverá contratar 80% do pessoal demitido pela Brasil Telecom. A empresa ficará encarregada de fazer toda a operação e manutenção da rede interna, que inclui atividades como limpeza e segurança dos prédios, proteção elétrica, manutenção das torres, climatização, energia, comutação e transmissão.

mockup