Telemar é obrigada a indenizar consumidores
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quinta-feira, 08 de março de 2001
Agência Estado Do Rio de Janeiro
O juiz da 5ª Vara de Falências e Concordatas do Rio de Janeiro, José Carlos Maldonado de Carvalho, condenou a Telemar a indenizar cerca de 60 mil consumidores, inclusive pequenas e médias empresas, por danos morais e materiais. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal, o valor total das indenizações ainda não foi estipulado. Na ação, os órgãos de defesa do consumidor fazem referência a um prejuízo de milhões de reais.
Os consumidores lesados ficaram sem serviço telefônico entre os dias 1º e 9 de agosto de 1999, por causa de um um incêndio na Central Telefônica Alvorada, que atende cinco bairros: a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e São Conrado.
A Justiça também determinou que a Telemar reduza do valor tarifário de cada assinatura o correspondente ao número de dias em que o serviço ficou parado. Carvalho responsabilizou a empresa pelo incêndio.
A ação foi proposta pelo Programa Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor e pela Associação Brasileira do Consumidor (Abracon). Os autores alegaram que o incêndio na estação causou danos para todos os consumidores, principalmente para os comerciantes que trabalham com entregas a domicílio e ficaram impedidos de fazer o trabalho, tendo por isso prejuízo com os investimentos em estoque e marketing na época do Dia dos Pais. A Agência Estado procurou a Telemar, mas a empresa informou que não vai comentar o assunto.
Rede Hoje, enquanto a Justiça divulgava a multa, a Telemar veiculava a montagem de uma rede de agentes para atender às pequenas e médias empresas, que deverão gerar, segundo previsão da companhia, um faturamento de R$ 3,6 bilhões para a operadora em 2005. Hoje, a empresa lançou o Telemar Network, voltado exclusivamente para negócios desse porte, que no ano passado participaram com 20% do faturamento total da companhia (R$ 10,6 bilhões).
O diretor de negócios empresariais da operadora, Ricardo Oberlander, explicou que os agentes vão atender desde pequenas padarias até indústrias de médio porte.
Segundo Oberlander, a Telemar detém 95% do mercado de serviços que unem dados e voz nos 16 Estados em que atua.
A operadora já conta com 90 agentes, que são na maior parte empresas que fornecem produtores ou serviços complementares aos da Telemar e estão, ainda de acordo com Oberlander, aptos a oferecer as soluções da empresa para clientes corporativos. O Network consiste na contratação dos agentes para a comercialização dos pacotes de serviços que a operadora já oferece para o mercado corporativo.
O diretor de negócios disse também que a empresa comercializará até o final deste mês o Velox, o serviço de banda larga da empresa. A instalação do Velox custará R$ 198,00 para os clientes residenciais e corporativos. Mas a mensalidade é diferenciada. Os clientes residenciais pagarão uma mensalidade de R$ 79,00 (fora os custos do provedor) e os corporativos R$ 219,00 (incluído o provedor). A justificativa para a diferença de preço das mensalidades, segundo Oberlander, é que os clientes corporativos utilizarão o serviço com maior intensidade.
