Imagem ilustrativa da imagem Telefônica encerrou contrato de prestação de serviços com Vikstar
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A Telefônica informou oficialmente nesta segunda-feira (12) que encerrou contrato de prestação de serviços com a contact center Vikstar, que tem uma unidade com cerca de 1.200 funcionários em Londrina. O contrato foi encerrado no dia 18 de março e na mesma data a contact center foi notificada, disse a empresa de telecom.

Segundo informações do Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações), a Telefônica seria a única cliente da Vikstar. A contact center também mantém trabalhadores em São Paulo e no Piauí, totalizando 8 mil funcionários.

Conforme a assessoria de imprensa da Telefônica, o contrato com a Vikstar foi encerrado por "questões relacionadas à deterioração financeira" da contact center, que poderiam "afetar a operação e qualidade do atendimento aos clientes" da operadora.

Os funcionários da Vikstar serão indicados para ocupar eventuais posições em outras empresas fornecedoras da Telefônica, diz ainda a nota da companhia de telecom. "De forma a evitar qualquer impacto, o atendimento aos clientes da Telefônica seguirá normalmente a partir de outras posições de call center próprios e de terceiros. Com uma postura consciente e responsável, a Telefônica buscará contribuir na realocação dos funcionários da Vikstar, indicando-os para eventual aproveitamento por outros fornecedores."

REUNIÃO

A contact center, a empresa de telecom e o Sinttel estiveram nesta segunda-feira em reunião on-line convocada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego a pedido do sindicato. Na ocasião, foi solicitado que a contact center informe até a manhã desta terça-feira (13), data em que a reunião será retomada, um prazo definitivo para pagamento dos salários devidos aos funcionários, que estão em atraso desde o último dia 8.

Além do atraso salarial, o Sinttel relata que já houve atrasos nos pagamentos de décimo terceiro, vales refeição e transporte e de parcelas de verbas rescisórias dos trabalhadores da Vikstar. De acordo com o sindicato, a contact center alega que não teria recebido pagamentos da Telefônica e que por isso não estaria honrando com os compromissos dos trabalhadores.

Em resposta, a Vikstar afirmou nesta segunda-feira à FOLHA que aguarda o pagamento dos recursos devidos pela Telefônica para fazer os pagamentos dos funcionários. "Aguardamos o pagamento recursos devidos pela Telefônica à Vikstar. Mais de 8 mil funcionários afetados, todos empenhados a favor da Vivo", diz posicionamento enviado pela diretoria da empresa.

A companhia de telecom esclareceu na última sexta-feira (9) que o contrato da contact center era com a Telefônica, e não com a Vivo, e que "efetuou pagamentos à Vikstar com base no contrato de prestação de serviços terceirizados de call center, que foram inclusive antecipados à empresa". "A Telefônica tem uma postura consciente e responsável e cumpre à risca os compromissos assumidos com seus fornecedores", continua a nota enviada pela assessoria de imprensa.

O diretor do Sinttel em Londrina, Sandro Marochi, explicou que o objetivo no momento é garantir os salários dos trabalhadores. Em um segundo momento, o sindicato vai buscar respostas em relação à informação de encerramento de contrato com a Telefônica. "Procuramos focar na situação real do momento, que é o atraso salarial que está trazendo prejuízo ao trabalhador. A sustentabilidade do trabalhador é o salário, estamos batalhando em cima do pagamento de salário. Queremos primeiro garantir o salário e em segundo lugar garantir o emprego."

O Sinttel também acionou o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para uma audiência de conciliação.

Confira a nota da Telefônica na íntegra:

A Telefônica informa que o contrato de prestação de serviços com a Vikstar, empresa de serviços terceirizados de call center, foi encerrado por questões relacionadas à deterioração financeira da Vikstar, que poderiam afetar a operação e qualidade do atendimento aos clientes da Telefônica.


De forma a evitar qualquer impacto, o atendimento aos clientes da Telefônica seguirá normalmente a partir de outras posições de call center próprios e de terceiros. Com uma postura consciente e responsável, a Telefônica buscará contribuir na realocação dos funcionários da Vikstar, indicando-os para eventual aproveitamento por outros fornecedores.

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