Telefone passa a custar R$ 50
A Telebrás autorizou que as suas 26 subsidiárias em todo o País passem a cobrar, a partir de hoje, R$ 50 pela instalação de novos telefones convencionais fixos. Até ontem, o preço cobrado era de R$ 80. A redução em 37,5% no custo de instalação de novas linhas de telefones fixos havia sido anunciada pelo ministro Sérgio Motta (Comunicações) no último dia 28 de janeiro.
O valor de R$ 50 será válido inclusive para os consumidores já inscritos nas modalidades anteriores, com preços de R$ 300 e R$ 80, que ainda não tenham recebido os aparelhos. Em maio de 97 as linhas telefônicas custavam R$ 1.117,63. Esse valor era revertido em ações da Telebrás ou de suas subsidiárias. Naquela data, a tarifa foi reduzida para R$ 300, sofrendo nova redução em novembro, para R$ 80.
O número de telefones fixos por grupo de cem habitantes chegou a 11,5 no final do ano passado. Para este ano, o Ministério das Comunicações prevê que essa densidade deverá subir para 13,5 terminais para cada cem habitantes.
A Telebrás informou que vai instalar cerca de 3,1 milhões de novos terminais fixos neste ano. Desse total, 1,4 milhão será destinado ao atendimento de inscrições feitas quando o valor ainda estava em R$ 1.117,63. O restante vai atender os clientes inscritos nas tarifas de R$ 300 e R$ 80, agora unificadas em R$ 50.
O ministro Sérgio Motta acredita que a redução no preço da habilitação do telefone fixo revelou a demanda real no setor. Ele reconhece que não existe oferta suficiente em todo o País para suprir a procura por novos aparelhos fixos. Mesmo assim, ele defende a redução nos preços como forma de mudar a situação do setor.





