Agência Estado
De Brasília
A Tele Centro Sul, holding de telefonia controlada pela operadora Telecom Italia que atua em nove Estados e no Distrito Federal, apresentou o pior desempenho entre as concessionárias privatizadas do antigo Sistema Telebrás.
‘‘Na nossa avaliação houve uma melhoria grande de qualidade dos serviços nas telecomunicações brasileiras desde a privatização’’, avaliou o conselheiro da Anatel, Antonio Carlos Valente. De acordo com o relatório, no geral, as empresas se comprometeram a instalar 25,283 milhões de telefones mas chegaram a 27,766 milhões. Desde a julho de 1998, o número de terminais cresceu 37%.
Apenas dois indicadores ficaram abaixo da média. A taxa de chamadas interurbanas nacionais completadas entre 20 horas e 22 horas ficou abaixo da meta de 59,72%. As empresas só conseguiram completar 57,95% das chamadas neste horário. Segundo a agência, uma chamada pode não ser completada se o telefone estiver ocupado, se ninguém atender ou se houver congestionamento de linhas. Em julho de 1998 esta taxa era de 52 72%.
O número de erros por mil contas emitidas também ficou acima da meta esperada. As empresas, no conjunto, se comprometeram a ter apenas 4 erros para cada mil contas, mas chegaram a um índice de 4,2.